Sábado, 27 Novembro 2021

25ª edição da Campinas Decor recupera patrimônio histórico

CulturaCampinas Decor

25ª edição da Campinas Decor recupera patrimônio histórico

Edição revitaliza prédio tombado, projetado por Ramos de Azevedo 

PATRIMÔNIO | Prédio interditado em 2014 por causa de condições precárias é revitalizado por profissionais que preservaram características originais (Foto: Fotos: Studio Imagem / Touché Fotografia)
A 25ª edição da Campinas Decor, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo tem como cenário este ano o prédio projetado por Ramos de Azevedo no início do século 20, famoso por ter abrigado durante décadas o Cotuca (Colégio Técnico de Campinas). O prédio foi interditado em 2014 por falta de condições de uso e agora foi recuperado pelos profissionais que participam da mostra e que procuraram valorizar em seus projetos a arquitetura de Ramos de Azevedo. A revitalização vai permitir que o colégio volte a funcionar no prédio no próximo ano letivo. Desde 2014, funciona em um imóvel alugado.

Em cerca de 7 mil metros quadrados do patrimônio histórico, instalado na região central de Campinas, os visitantes poderão conferir, em ambientes espaçosos e com pé direito alto, as tendências da decoração mescladas com os elementos originais do imóvel, como portas e janelas de madeira maciça e pisos centenários de ladrilho hidráulico, todos revitalizados.

Um grupo de 89 arquitetos, designers de interiores e paisagistas, criou 58 ambientes internos e externos. A mostra, que vai de 3 de setembro a 2 de novembro, cumprirá todos os protocolos necessários, como uso obrigatório de máscaras e limitação do número de visitantes. 

Prédio guarda história
Construído no início do Século 20, o complexo do Edifício "Bento Quirino" foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. É uma construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (18511928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar.


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/