
O Museu Municipal Estação Jacuba, em Hortolândia, abre para visitação no sábado (28) e no domingo (1º), das 9h às 13h. O museu fica na Rua Rosa Maestrello, 2, na Vila São Francisco, e abre ao público no último fim de semana de cada mês. A abertura deste domingo integra a Semana Cultural de Março, promovida pela Prefeitura, com programação prevista de 1º a 8 de março e divulgação em um link oficial.
Prédio histórico e acervo
O museu funciona no prédio da antiga Estação Jacuba, restaurado e inaugurado pela Prefeitura em 2014. O local reúne fotos e objetos antigos em diferentes salas, com foco na história da estação e do município. O espaço fica ao lado da via férrea, e a equipe orienta que visitantes não ultrapassem a grade da plataforma externa durante a passagem do trem.
Área externa e “árvore-do-viajante”
Na entrada, há um exemplar da “árvore-do-viajante”, plantada durante a restauração do prédio, citada como atrativo ornamental. Segundo informações da Secretaria de Cultura, o nome científico da espécie é Ravenala madagascariensis, e a planta tem folhas grandes, semelhantes às da bananeira, associadas ao acúmulo de água. Após a visita, o público também pode utilizar a área externa, com árvores frutíferas, incluindo mangueiras e caramboleira, de acordo com o texto.

Prefeitura busca centenários para homenagem
A Prefeitura informou que promove tradicionalmente em maio uma homenagem aos centenários e, neste ano, o tema será “Envelhecer é a arte do saber viver”. Para localizar os homenageados, a orientação é que moradores indiquem pessoas com 100 anos ou mais que vivam na cidade ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, da Secretaria de Governo.
Segundo o comunicado, o departamento fica no Paço Municipal, na Rua Professora Celina Franceschini Bueno, nº 100, no Jardim Metropolitan, com informações pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 6688, ou pelo e-mail [email protected]. A homenagem está prevista para 22 de maio, próxima do Dia Municipal das Pessoas Centenárias, em 17 de maio.





