terça-feira, 1 abril 2025
CINEMA

Oficina de Histórias para Animação tem Inscrições Abertas em Americana

A participação é gratuita e é necessário ter a partir de 16 anos
Por
Redação
Foto: Marilia Pierre

Estão abertas as inscrições para a Oficina Pontos MIS sobre histórias para animação, que ocorrerá no dia 11 de abril, das 13h às 17h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana. A atividade integra o Programa Pontos MIS, executado em parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo telefone do MAC, (19) 3408-4825, ou pelo e-mail mac@americana.sp.gov.br.

A participação é gratuita e é necessário ter a partir de 16 anos. São 16 vagas para a oficina, que trará uma experiência completamente analógica e offline, sem computadores, wi-fi ou telas. Usando apenas materiais simples – papel e caneta –, o roteirista e diretor de animação Alê Camargo ensinará conceitos básicos de estrutura narrativa e técnicas para desenvolver uma ideia e contar uma boa história. Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará uma história e desenvolverá a sinopse e o argumento de uma narrativa própria.

“A criação acontece antes mesmo de ser transportada para o papel e, nos tempos atuais, tendemos a imaginá-la apenas a partir dos dispositivos tecnológicos. A próxima oficina no MAC Americana promete subverter essa lógica e é uma oportunidade de aprendizado para os fãs de animação”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

O MAC está localizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana (Avenida Brasil, 1.293, Jardim São Paulo).

O Oficineiro

Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os Anjos do Meio da Praça”, “A Ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As Aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, a animação brasileira de ficção científica “Mundo Proibido” (2022), foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no festival Anima Córdoba, na Argentina. “Mundo Proibido” está em cartaz nos cinemas da capital paulista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também