quarta-feira, 26 fevereiro 2025
MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra Sinfônica de Americana abre temporada nesta quinta (27) com concerto ‘Carmen’, de Bizet

Apresentação é em homenagem aos 150 anos da morte do compositor Georges Bizet
Por
Diego Rodrigues
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Americana subirá ao palco do Teatro Municipal Lulu Benencase nesta quinta-feira (27), às 20h, para abrir a temporada 2025 de música clássica na cidade com o concerto “Carmen de Bizet – Suítes, Árias e Excertos”. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site IngressoDigital.com, mediante a troca por um pacote de arroz.

O concerto é uma homenagem aos 150 anos da morte do compositor francês Georges Bizet. Sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, o programa incluirá excertos da célebre ópera Carmen, considerada uma das mais icônicas e encenadas em todo o mundo.

“Nos 150 anos da morte de Bizet, não poderíamos deixar passar em branco. Bizet teve um impacto definitivo na ópera e na sinfonia”, destaca o maestro Peterlevitz.

O maestro explica que o recorte da ópera que será apresentado na quinta-feira é o mais dramático. “Justamente o drama íntimo, com ciúmes, traição e tragédia envolvendo os personagens Carmen e Don José”.

Carmen será interpretada pela mezzo-soprano americanense Rafaela Duria. “É uma personagem muito forte, empoderada”, comenta Rafaela. A intérprete também ressalta que o papel exige bastante fisicamente. “A música é muito intensa, é um desafio.”

Rafaela é bacharel em Música com habilitação em Canto Lírico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2024, foi premiada na 22ª edição do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas com o prêmio Toriba Musical.

“É uma ópera desafiadora. Don José é um personagem muito complexo, com muitas camadas, mesclando doçura e agressividade, quase bipolar”, diz o tenor Clóvis Português sobre o papel. O campineiro Clóvis Português também é graduado em Música pela Unicamp e foi reconhecido com prêmios em concursos internacionais, incluindo o Opernfest Prague, festival dedicado ao desenvolvimento de jovens cantores líricos na República Tcheca.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Americana apresenta Cármen, de Bizet
Onde: Teatro Municipal Lulu Benencase
Quando: Quinta-feira (27)
Ingressos: www.ingressodigital.com

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também