A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e a Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan) apresentam o balé “O Lago dos Cisnes” no Teatro Municipal Dr. Losso Netto entre esta quinta-feira (18) e sábado (20), sempre às 19h30. As apresentações encerram a temporada 2025 da OSP.
Após o grande sucesso de público em 2024, a orquestra e a companhia de dança trazem novamente este clássico de Tchaikovsky, desta vez com uma noite extra para contemplar ainda mais espectadores. A regência ficará a cargo do maestro alemão Knut Andreas, enquanto a remontagem é assinada por Camilla Pupa, diretora da Cedan.

Bailarinos piracicabanos com destaque internacional
O espetáculo contará com a participação especial dos bailarinos piracicabanos Monike Cristina e Ivan Domiciano, integrantes do Joburg Ballet, da África do Sul. Monike iniciou no ballet aos seis anos e, premiada internacionalmente, já se apresentou em cidades como Londres, Berlim, Nova York e diversas localidades da Rússia. Ivan começou aos oito anos, estudou em diferentes países e também recebeu prêmios internacionais, sendo 1º Bailarino do Joburg Ballet desde 2025.
História, acessibilidade e tradição
Dividido em quatro atos, O Lago dos Cisnes estreou em 1877 no Teatro Bolshoi. A trama traz Odette, o Cisne Branco, e Odile, o Cisne Negro, simbolizando inocência e sedução. O Príncipe Siegfried representa o ideal romântico, enquanto o feiticeiro Von Rothbart encarna o mal que transforma Odette em cisne.
A apresentação de sábado, dia 20, contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, a OSP disponibilizará programas em braile na entrada, ampliando a acessibilidade do concerto.
Os ingressos e mais informações podem ser obtidos nas redes sociais da Orquestra: Instagram e Facebook @sinfonicapiracicaba.





