quarta-feira, 3 setembro 2025
ERUDITO E POPULAR

Orquestras Sinfônica e Sanfônica sobem ao palco do Teatro Municipal de Americana em concerto ‘Tudo Junto e Misturado’ 

No palco, serão 32 músicos da Sinfônica e mais 13 integrantes da Sanfônica
Por
Diego Rodrigues

A Orquestra Sinfônica de Americana se apresenta nesta quinta-feira (4), no Teatro Municipal Lulu Benencase, em um concerto especial ao lado da Orquestra Sanfônica do municipio, intitulado “Tudo Junto e Misturado”.

Orquestras
No palco, serão 32 músicos da Sinfônica e mais 13 integrantes da Sanfônica, reunindo um repertório repleto de clássicos da música nacional. O programa inclui oito composições de Luiz Gonzaga interpretadas em conjunto, além de outras seis músicas exclusivas da Sanfônica. Entre os sucessos estão Asa Branca, Xote das Meninas, Juazeiro, Ovo de Codorna, Baião e Assum Preto. O espetáculo terá ainda a participação de duas vocalistas e de dançarinos, ampliando a experiência cultural.

Diálogo de linguagens musicais
Para o maestro da Orquestra Sinfônica, Álvaro Peterlevitz, o concerto simboliza mais do que uma apresentação conjunta. “São orquestras irmãs da cidade. É um diálogo de linguagens musicais, um processo muito prazeroso em que aprendemos a escutar de forma diferente e a fazer as coisas funcionarem juntas”, destacou.

Ao comentar o legado de Luiz Gonzaga, o maestro lembrou a sofisticação harmônica do compositor. “Ele coloca notas estranhas dentro da harmonia e aquilo vira um tempero maravilhoso. Na orquestra, precisamos ter o cuidado de preservar essas dicas que dão identidade à obra. É isso que permite traduzir a essência de Gonzaga em outros instrumentos.”

O maestro também refletiu sobre a união entre o erudito e o popular. “Não são dois polos opostos. O jazz também já foi popular e depois se tornou erudito. O mesmo vai acontecer com Luiz Gonzaga: seu destino é ser reconhecido como música erudita. É preservação da memória, é compreender gerações anteriores.”

Um sonho que virou projeto
Representando a Orquestra Sanfônica, o sanfoneiro José Antônio Linguanoto ressaltou a importância do tributo a Luiz Gonzaga e o caminho percorrido pelo grupo. “Esse repertório é um tributo que já está na estrada há quatro anos, premiado com a Lei Paulo Gustavo e o Troféu Zequinha de Abreu. Já passamos por Limeira, Piracicaba e tantas outras cidades. Vai ser muito legal, o público pode esperar um grande show.”

Ele também destacou a trajetória e a diversidade da Sanfônica. “A orquestra nasceu de um sonho e hoje completa quatro anos. Muitas pessoas já passaram por aqui. Temos a maestrina com 89 anos, o maestro Ataíde com 79, e agora trazemos novidades com arranjos inéditos, feitos pela nossa maestrina de Campinas.”

Imagem do ensaio geral das orquestras Sinfônica e Sanfônica. Foto: Alessandro Araujo/TV TODODIA

Serviço
– Local: Teatro Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol, Americana
– Horário: 20h
– Ingresso: solidário, mediante a doação de um pacote de absorventes femininos, destinados ao Programa Mãe Americanense
– Disponível em www.ingressodigital.com

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também