sexta-feira, 19 abril 2024

Parque Vó Palmira: Uma Onda de Gratidão

“Todos juntos somos fortes”, diz a canção de Chico Buarque na trilha sonora do musical “Os Saltimbancos”. 

A essência da afirmação na letra de Chico não foi uma descoberta, sendo retratada e entoada das mais diversas formas nas artes e na história. O movimento de união de grandes ou pequenos grupos focados em um mesmo objetivo tende sempre a trazer resultados. Melhor ainda se estiverem voltados a fazer o bem. 

Com este propósito, inspirados no escotismo, um grupo de moradores de Americana decidiu adotar uma praça que estava sem o devido cuidado e atenção na cidade. Após visita no Parque Tio Gága, precursor deste movimento espontâneo de adoção de praças que se iniciou na cidade, o publicitário Bruno Valente teve a ideia de construir um parquinho na praça da rua em que mora, no bairro Nossa Senhora do Carmo. Estava nascendo aí o ‘Parque Vó Palmira’. 

“Hoje moro na rua do parquinho, mas minha infância e adolescência toda foram no bairro, e passava pelo espaço onde é o parque todos os dias. Vi que o mato tomava o local e chamei o meu amigo Bruno Delsoto para construir um parquinho lá. Ele aceitou na hora”, conta Valente.

“Publicamos nas redes sociais e mais 5 pessoas quiseram participar da construção. Uma delas a Dona Palmira, moradora da frente à praça, que, além de nos ajudar, ela cedia água, café e eletricidade pra gente e ainda guardava todas as tranqueiras, madeiras e pneus na casa dela”, explica, já revelando a fonte inspiradora do nome da praça. “Na inauguração, nós voluntários quisemos homenageá-la”. 

No dia 5 de maio de 2018, foi iniciada a limpeza da praça. Com o engajamento da comunidade em torno da causa, um grupo de 22 pessoas foram reunidas, que construíram e deram vida ao Parque. 

Para Bruno, todos temos um papel na comunidade e que todos deveriam assumir sua responsabilidade. “O poder público nos ajuda no que podem ajudar, mas a responsabilidade de fazer um parquinho não acreditamos que seja da Administração. Nós podemos fazer isso. Veja o Gága, o Espaço Malala e outras que estão surgindo. Temos que voltar a assumir nosso compromisso de cidadão”. 

ARRAIÁ 

FESTA JULINA | Evento terá quadrilha e até fogueira

O Laço Social, grupo organizado com pessoas que cuidam do Parque, e que já realizou diversas ações em outros locais e cidades da região, promove neste sábado (20), a partir das 10h, o Arraiá no Parque. 

O evento deve reunir centenas de famílias no Parque Vó Palmira e terá quadrilha, fogueira, quentão, cachorro quente, vinho quente e doces típicos, além de food trucks. A festa tem entrada gratuita e é aberta para toda comunidade. 

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também