terça-feira, 5 agosto 2025

Poder feminino no Folclore

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a artista plástica e estudiosa da cultura popular brasileira, Mari Salmonson, selecionou as personagens de grande destaque do Folclore brasileiro para ressaltar os poderes do feminino dentro das lendas que unem o complexo conhecimento humano das mitologias africanas, indígenas e europeias, e dão origem ao que conhecemos hoje como a identidade do povo brasileiro.

Mari trará em seus canais nas redes sociais – Youtube e Instagram – um conteúdo exclusivo sobre cada lenda. E para os apaixonados por Folclore e Arte, suas pinturas exclusivas, que retratam cada personagem, estarão também disponíveis no site www.marisalmonson.com a partir do dia 8 de março.

Entre os destaques desse pool de personagens emblemáticas estão a “Estrela das Águas” Vitória Régia, a Cuca, a índia guerreira Yara, a bruxa Leka, a protetora das matas Caipora, a Saci mulher conhecida como Saci-Taperês, a orixá Iansã e a Deusa indígena Ticê.

“A cultura popular brasileira é repleta de personagens que reforçam o poder feminino, muitas superam obstáculos e situações difíceis para encontrar o que almejam. São facetas de diferentes mulheres, cada uma com o seu jeito, atributos e poderes, é uma grande mistura das nossas origens. Assim como nós!”, afirma a artista.

O conteúdo completo estará disponível nos canais da Mari Salmonson a partir do dia 08 de março – Dia Internacional das Mulheres. Programação: 8 de março: vídeo da série #PersonagensBrasileiros “Vitória Régia”; 15 de março: vídeo da série #PersonagensBrasileiros “Bruxa Leka” (mito de Florianópolis); 22 de março: vídeo da série #PersonagensBrasileiros “A princesa de Jericoacoara”; 29 de março: vídeo da série #PersonagensBrasileiros “Cuca”.

Entre os livros que serviram de referência para a montagem da exposição, destacam-se: Contos de Assombração. co-Edição Latino Americana. Editora Ática; Curupiras, Sacis e Outras criaturas fantásticas das florestas. Fábio Sombra. Editora Rocco; Lendas Brasileiras. Câmara Cascudo. Ediouro; O marido da mãe d’água. Câmara Cascudo. Editora Global; Meu livro de Folclore e Armazém do folclore. Ricardo Azevedo. Editora Ática; Saci-Pererê – Resultado de um Inquérito. Monteiro Lobato. Editora Globo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também