Quarta, 26 Janeiro 2022

Portinari vai ao teatro

CulturaNovo Mundo

Portinari vai ao teatro

Obras do pintor inspiram peça que mostra o cotidiano das pessoas do interior

PALCO | Espetáculo “Por ti, por tão, coração” resgata a cultura do homem do interior por meio das pinturas de Portinari e mostra seu cotidiano, suas alegrias e também suas tristezas (Foto: Divulgação)
O espetáculo "Por ti, por tão, coração", inspirado nas obras do pintor Candido Portinari, será apresentado no Teatro Municipal "Manoel Lyra", em Santa Bárbara d'Oeste, nesta quinta-feira (30), às 20h.

A peça, através das obras do pintor, aborda o cotidiano das pessoas do interior, revelando suas alegrias, embates, mas também suas misérias e sofrimento. "O espetáculo é um respiro poético. Uma celebração. Um cântico à nossa gente. Uma saudação ao tempo em que se corria descalço na terra, à infância e ao singelo. A terra está em nós. Ainda que não tenhamos nascido e trabalhado na terra. Nossos ancestrais o fizeram. Desejamos saudar a terra que há em nós, fértil e capaz de iluminar o mundo", analisa a Cia Arte-Móvel, responsável pelo espetáculo.

Conhecido como "pintor do novo mundo", ele traduziu em sua obra um mundo de paz, de trabalho produtivo, alegria. Em Por ti, por tão, coração, informa a companhia, através das obras de Portinari, que retratam a felicidade e o amor entre os seres humanos e de fraterna confiança entre os povos, reencontramos a nós mesmos, e saudamos a todos os corajosos artistas que traduzem em arte toda a história da nossa gente.

O "Por ti, por tão, coração" tem dramaturgia e direção de Otávio Delaneza e trilha sonora original de Giovanni Bonfim. O elenco é composto por Brunna Oliveira, Gabriel Mazon, Lays Ramires e Vinícius Pestana. A cenografia assinada pelo diretor.

A apresentação presencial é gratuita e a retirada dos ingressos é realizada on-line. As informações estão no Instagram da Cia Arte-Móvel.

O espetáculo faz parte do projeto Candinho, cuja realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020. 

Pintor tem reconhecimento mundial
Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo e é um dos artistas nacionais com maior reconhecimento mundial.

Suas obras alcançaram fama internacional, entre elas, o painel Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova Iorque, e a série Emigrantes, do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Candido Portinari nasceu em Brodósqui, no interior de São Paulo, no dia 30 de dezembro de 1903. Filho dos imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica di Bassano era o segundo filho entre 12 irmãos. Aos seis anos já começava a desenhar. Não concluiu o curso primário e aos 14 anos participou da restauração da Igreja de Brodowski.

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX.

Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

Seu estilo de pintura singular e inconfundível teve demasiada inspiração das vanguardas artísticas que despontaram na Europa na transição do século XIX para o século XX. Entretanto, o pintor conseguiu absorver essa influência e transformá-la em uma arte genuinamente brasileira.




 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 26 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/