
Criado em 1995 como política pública paulista, o Projeto Guri completa 30 anos neste mês e prepara uma nova fase de expansão. A partir de 2026, o programa passará a contar com 634 polos estratégicos, aumento de 20% em relação ao último ano e de 59% comparado a 2022. A ampliação vai permitir a oferta de 120 mil vagas gratuitas em cursos de música em todo o Estado.
Maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do país, o Guri já beneficiou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens, além de suas famílias e comunidades.
“Mais do que formar músicos, o Guri promove cidadania, desenvolvimento humano, inclusão social e democratização do acesso à arte e à cultura”, afirmou Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, instituição responsável pela gestão do projeto.
Modelos
A nova rede será organizada em quatro modalidades:
- Polos Harmonia – oferecem todos os cursos de instrumentos e iniciação musical, com maior carga horária e grupos musicais próprios;
- Polos Polifonia – voltados a instrumentos e grupos conforme a demanda local, também com cursos de iniciação musical;
- Polos Acordes – atendem cidades próximas às sedes principais e promovem integração regional entre estudantes, com bolsa-auxílio para transporte e alimentação;
- Polos Melodia – instalados em regiões de maior vulnerabilidade social, garantindo acesso democrático à educação musical.

Novidades
Três novos grupos musicais serão criados em 2026, elevando para 32 formações o total de conjuntos do programa, entre orquestras, bandas sinfônicas, corais, big bands e grupos de choro e música instrumental brasileira.
O projeto também amplia sua atuação em escolas públicas, levando aulas de canto, instrumentos e iniciação musical para cerca de 200 unidades da rede estadual e municipal, com foco no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes.
A iniciativa mantém ainda atividades em 60 unidades da Fundação Casa, oferecendo formação musical a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Celebração dos 30 anos
Para marcar as três décadas de história, o Guri promove uma programação comemorativa com mais de mil concertos na capital, região metropolitana, interior e litoral. A agenda inclui apresentações, oficinas e outras atividades artísticas previstas para novembro.
Sobre o projeto
Com mais de 100 mil vagas gratuitas, o Guri oferece cursos regulares e livres, iniciação musical para adultos, luteria e atividades online pelo Guri 4.0, com videoaulas e transmissões no canal @SouGURI no YouTube.
Mais informações: souguri.art.br.
*Com informações de Agência Brasil





