segunda-feira, 25 novembro 2024

Projeto Música e Sustentabilidade 2022 se apresenta na Casa do Lago da Unicamp

Seconda Prattica Coro e Orquestra também irá a Curitiba e cidades da região de Campinas 

Foto: Divulgação

O Projeto Música e Sustentabilidade 2022 continua levando música clássica para cidades da região de Campinas e Curitiba. A Seconda Prattica Coro e Orquestra fez sua primeira apresentação dentro do projeto na cidade de Vinhedo no final de outubro. Agora, a apresentação será em Campinas, na Casa do Lago da Unicamp, dia 16 de dezembro, a partir das 20h, também com entrada franca.

Os convites podem ser obtidos pelo Sympla no link https://www.sympla.com.br/evento/musica-e-sustentabilidade/1810875

No concerto será apresentada a obra clássica “Música Aquática”, do compositor alemão naturalizado inglês George Frideric Handel (1685-1759). A obra apresentada foi tocada pela primeira vez sobre uma barca durante o passeio do rei George I da Inglaterra pelo rio Tâmisa em 17 de julho de 1717.

A direção artística e regência é de Moisés Cantos, também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas. Seconda Prattica (segunda prática, em uma tradução literal do italiano) é um coletivo que se preocupa em apresentar a música de forma diferente, respeitando as intenções do compositor, estilo da época e que utiliza a música como veículo para comunicar ideias e discutir temas de relevância.

Criada em 2003, a Seconda Prattica é composta por 27 músicos com formação musical sólida, qualidade técnica apurada e dedicação necessária para fazer música de maneira a cativar o público. Contudo, a principal característica do grupo é sua segunda prática em relação ao status quo vigente no que tange à discriminação por diferenças de raça, cor da pele, idade, sexo e religião.

A mescla de músicos de díspares ascendências, origens, fases, gênero e crenças, confere à Seconda Prattica um modo coerente de tratar e conviver com as diferenças, contribuindo, ao mesmo tempo, para que as interpretações musicais transcendam o escopo de meras apresentações artísticas e se transformem em concertos com conteúdo emocional e sensibilidade necessárias para mostrar que é possível a vida incorporar a arte. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também