sábado, 5 abril 2025

Próxima parada: Santa Bárbara d’Oeste

Seguindo a velha máxima de que “todo artista tem de ir onde o povo está”, o palco móvel do projeto “Abaré 25 Anos Emcena” chega neste final de semana em Santa Bárbara d’Oeste, pela primeira vez. 

Trazendo consigo diversas atrações culturais, o “caminhão do palhaço” inicia suas atividades em solo barbarense amanhã (1) e continua também no sábado (2). Nos dois dias a programação vai das 15h às 21h e com entrada gratuita para toda a população, com atrações que passam por diversos segmentos culturais como teatro, circo, cinema e literatura. 

A iniciativa realizada por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), em parceria com o projeto “Abaré 25 anos Emcena”, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e e promovida pela empresa São Martinho. 

CAMINHOS 

Durante este ano de 2019 o caminhão rodou bastante por diversos estados do Brasil. Só neste ano foram mais 40 cidades levando arte e cultura para as comunidades. Após Santa Bárbara d’Oeste, o grupo ainda vai para Quirinópolis (GO), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) e, retorna à São Paulo em seguida, passando por Catanduva, Praia Grande e Cotia. 

Segundo Luciana Marques, que é atriz e contadora de histórias (mas faz de tudo um pouco dentro do projeto), a caravana é um projeto de difusão cultural. “Na verdade, a Cia. Abareteatro que capitaneia o projeto Emcena Brasil está sediada em uma cidade que não tem teatro, em Itanhaém. Tínhamos mais de 10 espetáculos, fazíamos Sesc, festivais, projeto escola, às vezes viajamos muito para realizar um único espetáculo. O Orlando Moreno, idealizador do palco móvel, nosso coordenador, teve a ideia de fazer um teatro móvel, como um palco itinerante”, explica. 

Em 25 anos de luta e arte, das 30 pessoas que tocavam o projeto, ficaram apenas Orlando e Luciana, os únicos remanescentes. “Nós levamos às cidades uma caravana cultural diversificada, como teatro adulto e infantil, circo, cinema, contação de histórias, mamulengo, atividades recreativas e recebemos um coletivo artístico da cidade”, descreve Luciana. 

São sempre dois dias por cidade. A montagem do palco móvel começa sempre às 7h da manhã e às 15h é iniciada a programação cultural, sendo cada atividade tendo uma hora de duração e oferecida de forma gratuita à população. “Temos uma tenda pra abrigar palco e plateia com 500 banquinhos, equipamentos de iluminação, de som, tudo”. 

Pelas contas de Luciana, a Cia. já passou com o projeto por mais de 500 cidades, tendo um público de mais de 2 milhões de pessoas acompanhando a sua programação. “Hoje podemos falar que já passamos de Norte a Sul do Brasil levando teatro de graça nas praças”, comemora a atriz. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Amanhã (1)15h: Em Busca do Segredo Esquecido – Teatro Infantil
16h: Atividades Recreativas – Oficina de Plantio
17h: Um Pipi Choveu Aqui – Contação de Histórias
19h: Cine Curta Brasil – Cinema
20h: Los Circo Los – Circo

Sábado (2)15h: Dom Quixote – Teatro Infantil
16h: Atividades Recreativas – O Segredo da Caixa Quente
17h: A Resenha do Mamulengo – Teatro de Mamulengo
19h: Corporação Musical União Barbarense – Convidado Local
20h: Ariano, o Cavaleiro Sertanejo – Teatro Adulto

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também