
O livro O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim venceu a categoria Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025, principal distinção do evento literário. A obra, uma coletânea de textos sobre o compositor, foi escrita pelo jornalista e escritor Ruy Castro. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Promovido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), o evento premiou também vencedores em 23 categorias, distribuídas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Além da estatueta dourada, Ruy Castro recebeu um prêmio de R$ 70 mil e uma viagem para a Feira do Livro de Londres, que, em 2026, celebrará o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido.
Membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 2022, o escritor já havia vencido outros prêmios, como o Machado de Assis e o próprio Jabuti, em 2023, com o livro Os Perigos do Imperador: Um Romance do Segundo Reinado.
Série inspirada na obra premiada
A obra vencedora inspirou a produção do seriado Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil, lançado em agosto deste ano pela Rádio MEC. Com oito episódios apresentados pelo próprio Ruy Castro, a série destacou estilos, fases e temáticas das obras do compositor.
O programa também reuniu intérpretes que marcaram a trajetória de Tom Jobim, desde o início de sua carreira até os dias atuais.
Trajetória do autor
Nascido em 1948, em Caratinga (MG), Ruy Castro iniciou sua carreira como repórter em 1967. A partir de 1990, passou a se dedicar à literatura, tornando-se autor de obras biográficas sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda.
Além das biografias, Castro escreveu livros que reconstituem períodos marcantes da cultura brasileira, como a Bossa Nova e o Rio de Janeiro dos anos 1920.
Demais vencedores e estrutura do prêmio
Os vencedores das demais categorias receberam a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. O processo de curadoria e julgamento envolveu mais de 60 jurados, com formações diversas e representatividade em diferentes áreas da literatura.
Nesta 67ª edição do Prêmio Jabuti, foram 4.530 obras inscritas, segundo a organização.
*Com informações de Agência Brasil





