segunda-feira, 7 abril 2025

Santa Bárbara d’Oeste amplia horário de funcionamento dos espaços culturais

Retomada de atividades do setor na cidade tem protocolos específicos e agendamentos antecipados  

PROTOCOLO | Bibliotecas retomam atividades gradativamente e adotam regras rígidas para atendimento presencial (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste decidiu ampliar o horário de funcionamento dos espaços culturais da cidade. O protocolo adotado pela administração prevê o início gradativo das atividades presenciais dos equipamentos. Cada espaço tem um horário específico para funcionar. As visitas devem ser agendadas por meio dos canais de comunicação de cada local, on-line ou por telefone. As solicitações devem ser feitas pelo site: www.santabarbara.sp.gov.br/agendacultura.

“Tratamos com muita responsabilidade a retomada das atividades culturais no município. O prefeito Rafael Piovezan sempre conduziu o assunto com máxima atenção. Todos os passos que estamos dando visam certificar a segurança do público e servidores da secretaria. Optamos por ainda limitar algumas flexibilizações para garantir o distanciamento entre pessoas e assegurar o conforto dos usuários”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

As bibliotecas, centros culturas e museu terão horários diferenciados. Nas bibliotecas, o atendimento presencial, com duração de 15 minutos, só será feito mediante agendamento. As informações para reserva de livros podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (19) 3455-7000, basta passar nome completo, data de nascimento e nome do livro.

Para a visita às bibliotecas é obrigatório o cumprimento de todo o protocolo de segurança, como uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool em gel 70%, aferição de temperatura e uso de luvas plásticas para manuseio de livros (oferecido pelas bibliotecas). Só é permitido o empréstimo de quatro livros, infantil e adulto, por pessoa pelo período de 15 dias, com direito à renovação por mais 15, que deve ser feita de maneira presencial, com agendamento. A devolução do livro, no período de funcionamento adaptado, deve ser realizada no último dia útil do período de reserva. A entrega não pode ser antecipada. Para a devolução, o leitor deve depositar o livro emprestado em recipiente específico, identificado como “Devolução” e não há necessidade de agendamento. O livro devolvido será retirado do acervo e mantido em quarentena no período de sete dias.

“Optamos por ainda limitar algumas flexibilizações para garantir o distanciamento entre pessoas e assegurar o conforto dos usuários” 

por Evandro Feliz secretário de Cultura e Turismo

A visitação ao Teatro Municipal “Manoel Lyra” e ao Anfiteatro Municipal ” Detinha Dagnoni” também exige agendamento e o cumprimento dos protocolos como o uso de máscara, aferição de temperatura e higienização com álcool em gel. A conferência de ingressos é feita de forma visual, sem contato manual por parte do atendente. A capacidade de público foi reduzia para 40% do total de acomodação e medidas de distanciamento foram adotadas na plateia, com o bloqueio de duas poltronas lateais e poltronas das fileiras inferior e frontal que cercam acentos reservados e é obrigatório acomodar-se na poltrona marcada no ingresso. Pessoas da mesma família e residentes na mesma casa, limitado a 2 pessoas, podem sentar-se próximas, mas devem respeitar a distância mínima de segurança em relação aos demais presentes.

Durante essa fase, não é permitido intervalo durante o espetáculo para que não haja movimentação do público. Os artistas devem usar máscaras na área de camarins e circulação, respeitado também o limite mínimo de distanciamento entre pessoas. Também não permitido fazer fotos com os artistas. Ao final do espetáculo não é permitido o ingresso do público ao palco e nem qualquer tipo de reunião de pessoas que gere aglomeração. A saída da plateia será conduzida pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também