Evento, instituido por lei municipal, é realizado anualmente na praça que leva o nome do campineiro
A arte, a poesia, a literatura e a cultura foram os destaques da abertura da Semana Guilherme de Almeida, na manhã desta segunda-feira (4). As atividades foram realizadas justamente na histórica praça que leva o nome do poeta campineiro, localizada em frente ao Palácio da Justiça.
A largada na programação lembrou o talento do poeta, considerado um dos maiores da história do país, convidou os campineiros a admirarem sua arte, e Campinas a se orgulhar do filho famoso. O numeroso conjunto de entidades que participa da Semana mostra que o autor do Hino do Expedicionário – aquele que fala de um lindo Brasil de praias sedosas, montanhas alterosas, pampa e seringal, margens crespas dos rios e verdes mares bravios – não está esquecido.
A Semana Guilherme de Almeida acontece até o dia 11 de julho, com várias atividades abertas ao público. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e da comissão organizadora, promove o evento, que este ano volta a ser presencial, depois de homenagens on-line em 2020 e 2021. A Semana Guilherme de Almeida é realizada anualmente, conforme lei municipal. A comissão organizadora da Semana, que reúne 16 entidades.
A Secretaria Municipal de Educação participa da Semana com os alunos da rede, que estarão no workshop e na oficina para concurso de haicais.
POESIA
As obras do poeta foram lembradas em declamações na praça. Mas as poesias e haicais de Guilherme de Almeida também foram oferecidos ao público na bandeja, literalmente: impressos, eram distribuídos ao público em bandejas e cestas. Houve ainda apresentação musical com a Banda EsPCEx e o Conservatório Carlos Gomes, varal de haicais e doações de livros pela Associação OndulArte e Bibliotecas.