As obras do teatro municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste continuam a todo vapor. Com um investimento total de 2,2 milhões a próxima etapa da reforma consiste na troca do telhado, remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, além da reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio.
Desde 2021 o espaço vem recebendo várias melhorias na parte interior da sala de espetáculos entre elas: modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião.
O piso do palco do Teatro também foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local recebeu a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.
Desde sua inauguração em 26 de junho de 1996 o teatro recebe espetáculos de teatro, dança, shows, musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica. Tem público estimado de 45 mil pessoas.
Manoel Lyra, que dá nome ao teatro, foi uma figura muito importante na produção e promoção cultural de Santa Bárbara D’oeste na década de 50 e 60 trabalho no antigo cinema Santa Bárbara e fundou diversos grêmios teatrais. Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro 1973.