quarta-feira, 27 agosto 2025
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Tiche Vianna celebra 40 anos de pesquisa sobre máscaras teatrais com programação especial no Sesc Campinas

Tiche consolidou sua carreira como referência nacional e internacional no campo teatral
Por
Diego Rodrigues

A renomada diretora, atriz e pesquisadora Tiche Vianna celebra, em 2025, quatro décadas dedicadas à pesquisa das máscaras teatrais e da Commedia dell’Arte. Pioneira na introdução da linguagem no Brasil como prática pedagógica para a formação de atrizes e atores, Tiche consolidou sua carreira como referência nacional e internacional no campo.

Programação gratuita
Para marcar a data, o Sesc Campinas recebe, entre os dias 27 e 29 de agosto, uma programação gratuita que inclui vivência, bate-papo e a estreia do espetáculo “Uma Questão de Tempo”, dirigido pela artista.

“Comecei em 1985, ainda estudante de teatro, fascinada pelo trabalho com as máscaras. Eu buscava entender o popular das grandes cidades, esse teatro da rua, e encontrei na Commedia dell’Arte o caminho para minha pesquisa”, relembra.

Ao longo desses 40 anos, Tiche desenvolveu uma abordagem própria, que une pedagogia, dramaturgia e criação. “A máscara é uma ferramenta potente de preparação de atores, mas também uma linguagem simbólica capaz de falar das coisas mais sérias por meio do lúdico e do jogo, essência do teatro popular.”

Espetáculo usa máscaras de Tiche Vianna para caracterizar as personagens. Foto: Divulgação

Programação no Sesc Campinas

  • A comemoração tem início nesta quarta-feira (27), às 19h30, com a vivência Máscaras para toda gente: Introdução à Máscara Teatral, conduzida pelos atores Drica Monticelli e Miguel Rosa, na Sala 7.
  • Na quinta-feira (28), também às 19h30, o público poderá participar da mesa Commedia dell’Arte e Máscaras Teatrais no Estado de São Paulo, que reunirá nomes de diferentes gerações da pesquisa com a máscara: Cristiane Paoli Vieira Quito, Debora Serretiello, Cuca Bolaffi, Vilma Campos Leite, Gabriel Bodstein e Drica Monticelli. A mediação será de Tiche Vianna.
  • O ponto alto da celebração acontece na sexta-feira (29), às 20h, no Espaço Arena, com a estreia de Uma Questão de Tempo, espetáculo inédito criado pelo Núcleo de Criação Cênica (NuCCa), fundado por Tiche em 2009. A montagem é protagonizada por Carolina Braga, Drica Monticelli, Guilherme Padilha e Miguel Rosa.

O espetáculo “Uma Questão de Tempo”
Classificado como um espetáculo popular urbano, “Uma Questão de Tempo” utiliza máscaras expressivas, música, movimentos e humor para narrar a história de Aparecida Verdade, Pacato Sereno, Assunta Segredo e Prudêncio Ventura — quatro amigos que se reencontram no enterro de Esperantino Futuro, um companheiro de juventude. Intrigados com um bilhete enigmático deixado pelo falecido, eles passam a investigar o que realmente aconteceu.

“O espetáculo trata da passagem do tempo. As máscaras que protagonizam a história são duas velhas e dois velhos. Elas estão em busca de um amigo que, aparentemente, morreu, mas talvez não tenha morrido. Na tentativa de descobrir o que aconteceu, essas figuras também nos apresentam pistas sobre os caminhos que estamos escolhendo no presente para que haja ou não um amanhã”, explica Tiche.

Segundo a diretora, a peça também se configura como um jogo entre atores e plateia: “Brincamos com palavras, movimentos e gestos, por meio de três tipos diferentes de máscaras. Entregamos ao público tudo o que ele precisa para contar a si mesmo a história que alinhavamos diante dele. O espetáculo vai desvendando o que está por trás de uma grande metáfora construída ali, diante da plateia.”

Quem é Tiche Vianna
Formada pela Escola de Arte Dramática da USP (EAD-USP), Tiche Vianna é atriz, diretora e pesquisadora, com especialização pela Universidade de Bolonha e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché, na Itália. Doutora em Artes da Cena pela Unicamp, é cofundadora do Barracão Teatro, em Campinas, e dirige o Núcleo de Criação Cênica (NuCCa). Autora do livro Além da Commedia dell’Arte: A aventura em um Barracão de máscaras, Tiche é reconhecida como pioneira no uso pedagógico das máscaras no Brasil.

“Depois de 40 anos, podemos nos permitir certas ousadias. A tradição é o ponto de partida, mas nosso objetivo sempre foi atualizar, abrasileirar e dialogar com o público de hoje”, resume a diretora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também