Sexta, 28 Janeiro 2022

Uma cidade em capítulos

CulturaResgate

Uma cidade em capítulos

Série de vídeos traz novas referências da história e crescimento de Hortolândia

MEMÓRIA | Os seis episódios que contam a história da cidade desde a sua fundação até os dias atuais podem ser assistidos no YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia (Foto: Reprodução)
O passado pode até não mudar, mas, de tempos em tempos, novos elementos, como documentos, surgem esclarecendo ou atualizando fatos que eram dados como certos. Foi na linha das novas informações sobre a história que foi desenvolvida uma série de vídeos com resgates sobre Hortolândia. A produção é de Julia Uzun, mestre e doutora em História Cultural pela Unicamp, em trabalho realizado por meio de edital da lei Aldir Blanc. "A série conta a história da cidade a partir de um novo conjunto de fontes e nova bibliografia, além de esclarecer mitos da origem do nome e trazer vários elementos a partir de novos documentos", explica.

São seis episódios com cerca de seis minutos cada, em conteúdo que pode ser aproveitado por professores e escolas. Parte dos materiais usados tem como fontes os acervos do Centro de Memória" Professor Leovigildo Duarte Junior" e do Instituto Pró-Memória de Sumaré.

Historiadora e pedagoga de formação, Julia também é conselheira municipal de cultura, na cadeira de patrimônio material e imaterial, em tema com o qual trabalha há bastante tempo.

Os episódios estão disponíveis no YouTube da Secretaria da Cultura de Hortolândia, tendo sido postados semanalmente entre 2 de julho e 6 de agosto. No primeiro, "Origens", é abordado o início da ocupação da região de Quilombo e do Ribeirão do Engano, por meio das doações de terras pelas cartas de sesmarias, que levaram à abertura dos primeiros caminhos para os tropeiros, dando origem às áreas de Terra Preta e Jacuba.

O episódio 2, "A Ferrovia", mostra as transformações sofridas na região na segunda metade do século XIX, que determinaram sua integração à Vila de São Carlos (atual Campinas) por meio do posto telegráfico, instalado em Jacuba em 1896, e posteriormente pela estação ferroviária, que chegou na mesma região em 1917.

"Urbanização" é o terceiro episódio, com os efeitos da chegada da ferrovia nas regiões de Jacuba e Terra Preta, indicando o início do processo de loteamento destas regiões, a intensificação da ocupação e o fortalecimento das demandas locais.

O quarto vídeo aborda o período em que "Hortolândia se transforma em distrito de Sumaré", quando a região de Jacuba deixou de pertencer à Campinas e tornou-se dependente de Sumaré, transformando-se em distrito e passando a se chamar Hortolândia. É neste capítulo que é esclarecido o motivo do novo nome para a região.

O episódio 5, "A Emancipação", apresenta o processo de lutas pela transformação do distrito de Hortolândia numa cidade independente, finalizado a partir de um plebiscito popular em 1991.

"Hortolândia Hoje" é o último episódio, com um balanço sobre as conquistas de Hortolândia em seu aniversário de 30 anos de existência como município independente, apresentando os pontos principais da cidade na atualidade.

A lista de vídeos "Conhecendo a história da cidade de Hortolândia" pode ser acessada pelo no YouTube da Secretaria de Cultura.
JULIA UZUN | Historiadora e conselheira de cultura (Foto: Reprodução)
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/