sexta-feira, 26 abril 2024

Valores negros na web

Poetas se reúnem para lançar, em agosto, um livro digital que busca, com versos, difundir os valores da comunidade negra. Na web, o leitor vai se deliciar com causos, vivências, frustrações e conquistas, detalhas por artistas que conseguiram dar rimas e ritmo a acontecimentos reais. Muitos deles difíceis, dolorosos.

À frente do projeto está a escritora Júlia Mattos, que se apresenta como uma poeta marginal. Ela, que escreve seus versos desde os 11 anos de idade, lançou em 2018 o seu primeiro livro, o Resistir para Existir. A narrativa busca o empoderamento negro. Mas há mais de três anos, aliás, ela estuda a literatura negra e as manifestações literárias da periferia.

E a conquista dos leitores vem desde os pequenos. Júlia mantinha um projeto em uma escola pública de Santa Bárbara, o Ciep Angélica Tremocoldi, no Jardim das Orquídeas, e lá desenvolveu o interesse da garotada pela cultura afro. Há atividades artísticas, dinâmicas de escrita.

O projeto de um livro digital para adultos foi idealizado no ano passado, com a criação de um espaço de pesquisa e reflexão sobre a literatura negra politizada, engajada. O coletivo foi batizado de “Versos de Resistência”. Uma oficina online desenvolveu, ao longo de três meses, os conteúdos e estudos específicos para a elaboração das poesias.

O livro digital foi pensado, exatamente, para impulsionar as propostas sociais do grupo. Participam como convidados especiais os escritores Jô Freitas e Kenedy Vinicius. Todos os versos postados foram produzidos pelos participantes das oficinas. Escrevências é o nome simpático que os produtores deram ao apanhado de textos. “O curso foi uma experiência importante para as oficinas que já aconteciam presencialmente antes pandemia. Demos continuidade ao trabalho, e seguimos fazendo poesia”, diz a escritora.

No total, cerca de 30 participantes – inscritos do Brasil todo – participaram com conteúdos de poesia marginal, literatura negra, escrita criativa e poesia visual. As aulas foram ministradas por Júlia e pela pedagoga Silvia Motta.

E, quando estiver nas redes, o e-book terá um nome sugestivo “Versos de Resistência em tempo de isolamento”. Ele estará disponível nas redes após o sarau online veiculado pelo Instagram de Júlia (@juliamott), dia 15, às 19h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também