A encenação da paixão e morte de Jesus Cristo – no pátio da Usina Santa Bárbara – chega neste ano à sua 23ª terceira edição, e se firma como o maior espetáculo a céu aberto da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os números da produção são impressionantes.
A cenografia toma os 700 mil metros quadrados do pátio da usina, patrimônio histórico barbarense tombado. São 150 atores voluntários, que chegam de cidades de toda a região, e desde o começo do mês se empenham diariamente nos ensaios. O “Via Crucis” sempre encanta, com um show de luzes e efeitos.
Uma estrutura que consumiu, neste ano, investimentos da ordem de R$ 500 mil. Dinheiro que chegou, integralmente, de patrocínios privados ou repasses decorrentes das leis de incentivo fiscal à cultura, tanto do Estado quando da União. A prefeitura não gasta e o público se delicia com um espetáculo melhor e maior, a cada temporada.
Os recursos disponíveis são gastos com os equipamentos de luz e som, além do pagamento de remuneração ao pessoal de apoio técnico. E o custo do espetáculo podia ser muito maior, se os organizadores não tomassem, ano a ano, o cuidado de reaproveitar e reciclar materiais, alegorias, fantasias, cenários.
“Nós conseguimos, a cada edição, os recursos para a apresentação de um espetáculo caprichado, cada vez mais bonito. Transformamos o evento em uma atração turística da cidade”, afirma secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d ‘Oeste, Evandro Félix.
O prefeito Denis Andia – presente ao lançamento oficial do evento, na manhã desta quinta-feira (30) – afirmou que o Via Crucis, hoje, atrai visitantes de toda a região, e gente de longe também. “Uma história conhecida, que sempre emociona. É lindo ver o envolvimento da comunidade. Os empresários financiam, os atores ensaiam, os operários trabalham dedicados na montagem. É um orgulho”, diz.
NOVIDADE
O diretor do espetáculo, mais uma vez, será Otávio Delaneza. Ele afirma que despertar o interesse do público é sempre desafiador. Mesmo porque, diz ele, que o público cristão conhece diversos versículos e diálogos. Sendo assim, não admite erros e exige atuações impecáveis. “Neste ano, a história é contada ao público pelo ator que interpreta São João, o autor do livro do Apocalipse, que recebeu as revelações na Ilha de Patmos. Ou seja, procuramos dar uma roupagem nova, contar a mesma história sempre de um jeito diferente”, fiz.
AGENDA
O espetáculo a céu aberto Via Crucis acontece do dia 7 ao dia 12 de abril, sempre às 20h, no pátio revitalizado da Usina Santa Bárbara. A entrada é franca.
A PAIXÃO EM CENAS
Quem nunca foi ao Via Crucis e quer tem uma noção do que vai ver na Usina Santa Bárbara pode dar uma passadinha pelo Tivoli Shopping e conferir a mostra “A Paixão em Cenas”, com fotos marcantes do espetáculo, feitas por sete fotógrafos independentes de Santa Bárbara e região. São duas dezenas de imagens belíssimas. A mostra é itinerante, e circulará por outros pontos da cidade até o espetáculo. No Tivoli, as fotos expostas estão no saguão de entrada no Acesso A, trecho da área de ampliação do shopping.
EXPOSIÇÃO | Fotos estão disponíveis no Tivoli Shopping