Há pouco mais de três meses no Palmeiras e já campeão da Copa Libertadores, Abel Ferreira recebeu uma oferta do Al-Rayyan (QAT) e, recentemente, foi sondado pelo Olympique de Marselha (FRA).
Assim como na primeira investida do exterior, o técnico não se abalou com a consulta dos franceses e mantém o planejamento de quando acertou com o clube alviverde, já discutindo a temporada que vem, que começa no fim deste mês.
Ele foi procurado pelo Olympique com a saída do seu compatriota André Villas-Boas, mas a conversa nem avançou. Além de pessoas ligadas ao Palmeiras não verem possibilidade de o clube abrir mão do português agora, ele também confidenciou a amigos que está feliz no Brasil, apesar da saudade da família, e ainda vê mais a conquistar.
Outro treinador estrangeiro atuando no Brasil, Jorge Sampaoli vem ganhando força no Olympique e admite sair do Atlético-MG rumo ao clube francês. A direção atleticano, inclusive, já está pensando em um possível substituto.
Quando aceitou o contrato até o fim de 2022 com o Palmeiras, Abel sabia que chegaria tendo pouco tempo para treinar e com um elenco já montado. Desde então, o técnico pensou naquilo que poderia melhorar a curto prazo, mas com olhos também nos meses seguintes.
Embora projete um 2021 ainda difícil pela pandemia do novo coronavírus, a direção sabe que precisará buscar contratações pontuais para o treinador, como no ataque, em que Luiz Adriano é o único centroavante de ofício. Logo nos primeiros dias no clube, Abel Ferreira já começou a planejar a temporada de 2021.
Outro assunto em debate com Abel é a continuidade do uso das categorias de base. O treinador estuda com sua equipe técnica quais garotos vão ser usados para completar treinos e quais têm condições de estrear em breve no time profissional.
Desde a chegada da comissão técnica portuguesa, os atacantes Aníbal, Marcelinho, Fabrício e Pedro Acácio e o lateral esquerdo Vanderlan foram lançados do sub-20. Os volantes Pedro Bicalho e Ramon Cesar, além do meia Caio Cunha, estão entre os que já foram relacionados e aguardam uma chance.
O Palmeiras vai bater o martelo sobre os planos para a próxima temporada ao voltar do Qatar, onde disputa nesta quinta-feira (11) o terceiro lugar do Mundial de Clubes, contra o Al-Ahly (EGI), às 12h (de Brasília).