O atleta Fábio Arikawa Santi, de 30 anos, que defende a equipe de natação de Americana, conquistou a medalha de bronze nos 200 metros costas do Troféu José Finkel, o campeonato brasileiro absoluto interclubes da modalidade, que está sendo disputado nas piscinas do Clube Curitibano, em Curitiba (PR). O resultado na prova realizada na última terça-feira rendeu 25 pontos à equipe americanense, que aparece na nona colocação da classificação geral.
Santi alcançou o pódio com a marca de 2min01s23, ficando atrás de Nathan Bighetti, do Minas Tênis Clube, o medalha de prata, e de Leonardo de Deus, da Unisanta, um dos principais nomes da modalidade no país, campeão da prova. “A prova dos 200 me surpreendeu, foi meu melhor tempo no ano, a gente sempre espera nadar bem, mas eu sabia das minhas condições de treinamento pra essa competição e vi que, independente de tudo, conseguiria nadar mais rápido a final e subir ao pódio”, comentou.
Ainda nesta edição do José Finkel, o nadador participa de outras duas disputas: os 50 metros costas, hoje, com as eliminatórias sendo iniciadas às 9h36, e dos 100 metros, no mesmo estilo, nesta sexta-feira. “A expectativa pros 50 e 100 estão boas. Vou competir com uma galera mais rápida nas provas de velocidade, mas posso me surpreender de novo, quem sabe”, avaliou.
Natural de São Paulo, Fábio defende Americana desde 2018 e é o único representante da equipe na competição em Curitiba. Outro atleta da cidade com destaque nacional é Murilo Sartori, medalhista de bronze no Mundial Júnior da Hungria, mês passado, mas, de acordo com Fábio Cremonez, treinador da equipe, ele retornou de férias esta semana e, por opção, não foi inscrito.