sábado, 23 novembro 2024

Campeonato Paulista define classificados e quem cai neste domingo

Oito jogos simultâneos, neste domingo (26), às 16h, sete deles disputados na região metropolitana de São Paulo, encerram a fase de grupos do Campeonato Paulista 2020. Eles definirão as últimas três equipes que avançarão às quartas de final, além dos dois rebaixados para a Série A-2. 

Entre os grandes clubes, o Corinthians é o único que ainda busca uma vaga no mata-mata. Vai pegar o Oeste, em Barueri. Já classificados, Palmeiras enfrenta o Água Santa, no Allianz Parque, e Santos joga com o Novorizontino, em Itaquera. 

A proximidade entre os estádios em que os jogos serão realizados só foi permitida pelos órgãos de segurança pública porque não haverá presença de torcedores nos duelos, como já ocorreu no meio de semana, quando o torneio foi retomado após quatro meses paralisado devido à pandemia. 

O crescente número de casos no interior do Estado fez com que a FPF (Federação Paulista de Futebol) concentrasse os jogos da reta final do campeonato na capital e cidades próximas, como Barueri, Osasco, região do ABC e Baixada Santista. 

Neste domingo, o único jogo fora da região metropolitana acontecerá na Vila Belmiro, em Santos, onde o Guarani mandará o seu duelo contra o São Paulo. O confronto terá transmissão da Globo. 

Mesmo com a ausência de torcidas, a Secretaria de Segurança Pública informou à reportagem que haverá um esquema especial de segurança para evitar possíveis aglomerações. 

“O policiamento nas regiões onde haverá partidas será intensificado, principalmente nas imediações dos estádios, bares e restaurantes, com o objetivo de proporcionar segurança e preservar a ordem pública.” 

Em nota, a FPF disse que tem promovido junto aos clubes a campanha “Torça em Casa” para reforçar aos torcedores que não é permitido ir aos estádios nem mesmo aos seus entornos, evitando assim qualquer tipo de aglomeração neste momento. 

A entidade também tomou medidas para reduzir o número de profissionais envolvidos nos confrontos ao mínimo considerado necessário. Em cada jogo haverá, no máximo, 200 pessoas, incluindo times e comissões técnicas, além de profissionais da FPF e da TV Globo, emissora dona dos direitos de transmissão do torneio e único veículo de imprensa autorizado a trabalhar no interior dos estádios. 

Esse esquema já funciona desde a última quarta-feira (22) quando as partidas foram retomadas sob um novo protocolo sanitário, que dividiu os estádios em três áreas, com limitação de acesso nas diferentes zonas do local, para preservar o distanciamento entre os envolvidos nos jogos. 

O uso obrigatório de máscara, com exceção de quem estiver trabalhando em campo, a aferição da temperatura corporal e a higienização constante das mãos com álcool em gel também fazem parte do protocolo. 

As quartas de final deverão acontecer quarta (29) e quinta-feira (30). As semifinais, também em partida única, estão previstas para o próximo fim de semana. Já a decisão, com dois confrontos, para os dias 5 e 8, mesma data marcada para a abertura do Campeonato Brasileiro. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também