Uma operação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana retirou de circulação 22,723 quilos de maconha, avaliados em torno de R$ 40 mil. Um cozinheiro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, na manhã desta terça-feira (9). A droga estava escondida em um veículo Meriva Joy.
Esta foi a segunda grande apreensão de drogas feita pela delegacia especializada neste ano. Na semana passada, já havia apreendido 22 quilos de maconha, cocaína e crack, em Hortolândia. Em 15 dias, a DIG, a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e a Polícia Militar já retiraram de circulação 112,472 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack.
A apreensão da DIG ocorreu justamente neste momento da safra da cannabis sativa no Paraguai, um dos fornecedores para os traficantes da região. A safra normalmente ocorre entre abril e maio, para processamento da droga posteriormente.
Em nota, a delegacia informou que os policiais civis faziam diligências para apurar denúncia anônima de que um veículo Meriva transportava grande quantidade de drogas no limite entre Campinas e Sumaré. A informação é que o veículo se dirigia para Nova Odessa.
As equipes montaram dois pontos de observação na Rodovia Anhanguera (SP-330). Foi quando o carro passou pelas viaturas policiais. Então, o Meriva começou a ser acompanhado. Segundo a delegacia, os policiais escolheram um ponto seguro para fazer a abordagem. O local escolhido foi a praça de pedágio no quilômetro 118 da rodovia, em Nova Odessa.
O motorista do veículo, o cozinheiro O.A.R., o Cri, 61 anos, confessou que havia “coisas erradas” no veículo, mas alegou que não sabia do que se tratava. Informou que pegou o “carro pronto” em Presidente Epitácio e faria a entrega em Nova Odessa. Ele havia pernoitado em Campinas.
Na sede da DIG, em Americana, o veículo foi vistoriado. Os policiais encontraram as 29 peças de maconha no painel e nas caixas de ar do carro. O delegado José Donizeti de Melo deu voz de prisão ao acusado e determinou a apreensão da droga, além de dois aparelhos celulares e do veículo. Ainda foram apreendidos R$ 200 com o acusado, que foi recolhido na Cadeia Pública de Sumaré.