Assíria do Nascimento, ex-mulher de Pelé, com quem ele tem dois filhos, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo alegando atrasos no pagamento da pensão alimentícia dela e dos filhos Celeste e Joshua, ambos de 23 anos. O processo tramita desde maio deste ano na 2ª Vara de Família de Guarujá (SP).
O valor da ação é de cerca de R$ 375 mil. Cada um dos filhos tem direito a uma pensão de nove salários mínimos mensais, enquanto a ex-mulher recebe 24 salários mínimos mensais.
No dia 26 de junho, o juiz Alexandre Morgan de Godoi determinou que Pelé, 79, quitasse as prestações desde março deste ano, acrescidas de juros, em até três dias úteis após ser comunicado por um oficial de Justiça. A comunicação ainda não aconteceu.
Segundo a ex-mulher, Pelé paga parcialmente os valores determinados em acordo desde agosto de 2019. A partir de março deste ano, ele teria deixado de depositar integralmente a pensão.
O advogado de Pelé, Paulo Arantes, disse que não poderia comentar o caso, devido ao sigilo do processo, mas afirmou que o ex-jogador entrou com uma ação revisional da pensão para novos valores.
Assíria foi casada com o ex-jogador por 13 anos. Eles se separaram em 2008, ano em que fizeram o acordo de pensão. Os filhos, Celeste e Joshua, recebem o dinheiro porque ainda não terminaram os estudos. Atualmente, Celeste e Joshua moram com a mãe em Orlando (EUA), onde ele cursa ciência do esporte, e ela, medicina.