A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou ontem a entrega de mais três viaturas zero km para reforçar a estrutura da GCM (Guarda Civil Municipal).
Com os novos veículos, a estrutura é ampliada e chega ao total de 21, sendo 18 viaturas e um ônibus, além de oito motocicletas, barco a motor, entre outros equipamentos, utilizados por mais de 150 guardas municipais.
O investimento para a aquisição dos três veículos foi de R$ 240 mil, com recursos próprios da Administração Municipal.
As novas viaturas são equipadas e adequadas ao patrulhamento ostensivo fardado, tendo como acessórios o compartimento de preso, estribo, para-choque de impulsão, lâmpadas estrobo e suporte para transporte de armas.
Além das viaturas, motocicletas, ônibus, barco e equipamentos, a Guarda Civil Municipal dispõe de dois diciclos que auxiliam no patrulhamento ostensivo fardado em parques e praças e o Patrulhamento Aéreo por Drone, com dois drones empregados para a prevenção de crimes de diversa natureza. Há ainda o Canil da Guarda Municipal, que conta com cinco cães.
SEGURANÇA
Os investimentos na Guarda Municipal, somados às ações realizadas no município e a parceria com as demais forças de segurança constituídas gera resultados positivos. Dois estudos apontam Santa Bárbara d’Oeste como uma das cidades mais seguras do Brasil.
Segundo o “Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019”, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cidade está entre as 20 mais seguras do país.
E de acordo com o “Instituto Sou da Paz / IECV – Índice de Exposição à Criminalidade Violenta”, a cidade é a 6ª mais segura do Estado de São Paulo.