Vice-campeão de 2018, o atleta paralímpico Josenilton Souza dos Santos, de Santa Bárbara d’Oeste, espera alcançar novo pódio na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, principal competição do gênero no país, que acontece hoje (31), nas ruas de São Paulo.
O barbarense, que sofreu uma lesão modular, compete na categoria triciclo para cadeirantes, cuja largada acontece às 7h25. No geral, o pelotão feminino parte às 7h40, e o masculino, às 8h. O atleta da equipe SBAtletismo/Seme, que estará na Capital acompanhado dos treinadores Leandra Piveta e Carlos Alberto Sachetto, disputará a prova pela segunda vez na carreira.
Em sua estreia, ano passado, cruzou a linha de chegada no 2º lugar dentre os paratletas de sua categoria, com o tempo de 59min09seg, atrás apenas de Heitor Mariano, da cidade de Santos. Josenilton chega bem credenciado à São Silvestre também por conta do vice-campeonato na Maratona Internacional de São Paulo realizada em abril deste ano. Atualmente, ele é o segundo do ranking brasileiro entre os maratonistas, que percorrem uma distância de 42.195 metros. Nos 10.000, o paratleta de Santa Bárbara é o quarto do país.
FOCO TOTAL
“O grande objetivo e foco do Josenilton é baixar o tempo do ano passado. Em termos de colocação é difícil prever porque não sabemos quantos atletas disputarão a prova. Na São Sil vestre é uma classe única, independentemente do tipo de lesão. Se melhorar o tempo, um bom resultado vai ser consequência”, comentou a técnica Leandra Piveta. Há quase quatro anos, Josenilton sofreu uma queda de um abacateiro, o que ocasionou uma lesão medular. No início de 2017, ele passou a integrar a equipe ACD (Atletas com Deficiência) da SBAtletismo.
Em 2019, além do vice-campeonato da Maratona de São Paulo, o paratleta representou Santa Bárbara nos Jogos Regionais, onde faturou três medalhas de ouro, e nos Jogos Abertos do Interior, conquistando uma prata e dois bronzes. A Corrida Internacional de São Silvestre é promovida pela Fundação Casper Líbero e a TV Gazeta e conta com um percurso de 15km, com largada e chegada na avenida Paulista, na região central da cidade de São Paulo.