sexta-feira, 26 abril 2024

Nova Odessa também suspende ônibus aos domingos

Depois de Americana, Nova Odessa suspendeu temporariamente os ônibus aos domingos. O anúncio foi feito ontem, e entra em vigor no dia 12. A prefeitura alegou que a mudança é “em razão da queda expressiva no número de passageiros em meio à pandemia do coronavírus”.

Segundo a administração, relatório encaminhado pela concessionária responsável pelo serviço, a Rápido Sumaré, apontou a redução média no número de passageiros, tanto nos dias úteis como aos finais de semana, de 65%.

Desde 20 de março, a concessionária opera com redução de 20% em todos os horários, entre segunda-feira e sábado, exceto aqueles considerados de “pico”.

Os veículos devem circular apenas com passageiros sentados, com os vidros abertos e a empresa é obrigada a realizar a higienização dos ônibus ao fim de cada viagem.

A Prefeitura de Americana informou na sexta-feira passada (3), que os ônibus não iriam mais circular aos domingos e aos feriados. As linhas de ônibus do transporte coletivo 102, 105, 107, 114, 119, 200, 201, 207, 208, 212, 213, 220 e 224 operam em horários reduzidos. Nos períodos de pico, foram adotados os horários de domingo.

A reportagem questionou as prefeituras de Hortolândia, Santa Bárbara e Sumaré sobre possível suspensão temporária de ônibus aos domingos nos municípios.

“Durante o período de enfrentamento ao coronavírus as ações são avaliadas diariamente”, respondeu a pprefeitura de Santa Bárbara. Segundo a administração, desde o início da quarentena houve queda de 85% de passageiros e que as linhas foram reduzidas pela metade, com reforço nos horários de pico.

As prefeituras de Hortolândia e Sumaré não responderam. A última vez em que se pronunciaram sobre o assunto, informaram que até então não havia intenção em alterar o funcionamento do transporte público.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também