Como o enredo de um filme de suspense, o 100º dérbi da história entre Rio Branco e União Barbarense foi marcado nesta quarta-feira (18) por tensão, emoção e muita disputa no Estádio Décio Vitta, em Americana. Depois de abrir 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo, o Tigre viu o Leão da 13 buscar a igualdade no jogo, mas teve forças para marcar, já aos 42 do segundo tempo, o gol da vitória sobre o rival.
O placar de 3 a 2 para o Rio Branco garantiu não apenas mais uma vitória sobre o já eliminado União, como também serviu para que o Tigre chegasse aos 13 pontos no Grupo D do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23, ocupando a terceira colocação entre as cinco equipes. Graças a resultados das partidas dos demais grupos, o alvinegro de Americana acabou ficando com a última vaga possível na próxima fase da “Bezinha” 2020, classificando-se como segundo melhor terceiro colocado na tabela geral entre os sete grupos.
Agora, o Rio Branco enfrenta a Francana em dois jogos, decidindo fora de casa, para ver quem avança no mata-mata. Os dois melhores entre os 16 classificados garantem vaga na série A-3 (terceira divisão do futebol paulista) em 2021.
O DÉRBI
O Rio Branco começou o jogo em cima do rival e logo no primeiro minuto de partida, pela direita do ataque, David abriu o placar após um belo chute da entrada da área.
O Tigre ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo, com Hércules. Da intermediária, o camisa 5 arriscou e mandou no canto esquerdo do goleiro do União, marcando 2 a 0.
Sem outra opção, o Leão da 13 foi pra cima e acabou conquistando o empate. Dayvidson, no primeiro tempo, e Matheus Serafim, na etapa complementar, empataram o jogo em 2 a 2.
Com muita tensão, sob forte chuva, que transformou o dia em noite no Décio Vitta, o jogo ficou aberto, mas o empate eliminaria as duas equipes.
O final feliz para o Rio Branco veio aos 42 minutos, após cobrança de falta pela esquerda do ataque. Thiaguinho levantou a bola na área e o atacante Brendon marcou o gol da vitória, garantindo a classificação para o Rio Branco.