sexta-feira, 22 novembro 2024

Seleção de badminton treina em Americana

Quatorze atletas da seleção brasileira de badminton estarão treinando no CT da modalidade, em Americana, a partir do dia 9 de janeiro. Os trabalhos, sob comando do técnico português Marco Vasconcelos, têm por objetivo a preparação para o PANAM CUP, maior competição do gênero nas américas, que acontece em fevereiro, em Lauro de Freitas (BA), e a disputa de vagas nos jogos olímpicos de Tóquio. 

Dos atletas de elite da modalidade no país, apenas Ygor Coelho, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima este ano, e grande favorito a conquistar a vaga nas disputas de simples nas Olimpíadas, não estará participando dessa pré-temporada no Centro de Treinamento instalado na praça de esportes Sebastião Barreira, em Americana. Ele se apresenta direto para a competição na Bahia. 

Dentre as mulheres que estarão na pré-temporada a partir do dia 9 em Americana, destaques para Fabiana Silva, atleta com mais chances de ir à Tóquio na simples feminina, e a dupla Jaqueline Lima e Sânia Lima, que também estão na corrida por uma vaga nos jogos olímpicos. Completam a lista de convocadas no feminino as atletas Tamires Santos, Samia Lima, Juliana Viana e Jeisiane Alves. 

No masculino, a dupla número um do país, formada por Fabrício Farias e Francielton Farias, estará à disposição de Marco Vasconcelos já a partir deste dia 9. Também foram selecionados para essa primeira etapa de treinos Waleson Vinícius, Jonathan Matias, Isak Batalha, Donnians Oliveira e Matheus Voigt. 

Além das competições de simples e duplas, no masculino e no feminino, existe uma quinta vaga em disputa para as Olimpíadas: a de dupla mista, cuja principal esperança está depositada em Fabrício e Jaqueline. Os atletas da seleção nacional disputam ainda torneios na Europa, Ásia e África até o dia 31 de abril, quando acontece o fechamento do ranking mundial e a definição de quem vai à Tóquio. 

INTERNACIONAL 

A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) divulgou esta semana em seu calendário anual que Americana será sede da 2ª edição do Brasil International Júnior da modalidade, que acontece entre os dias 25 e 29 de março de 2020. Ano passado, a cidade já sediou o evento que reúne atletas de até 19 anos de todo o mundo. 

De acordo com Rodrigo Pizzi, coordenador do badminton em Americana, a intenção é que a competição aconteça nas quadras do SESI, no bairro Machadinho, porém, ainda existem tratativas em curso com a instituição de ensino. Caso tenha a necessidade de um plano B, o Centro Cívico da Colina será o palco do torneio, como ocorreu em 2019.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também