domingo, 23 fevereiro 2025

Transporte público fala em colapso devido à pandemia

A queda brusca no movimento de passageiro no sistema público de transportes obriga as empresas do setor a adotarem medidas emergenciais para cortar despesas e pelo menos adiar medidas mais duras, como a demissão de funcionários. As entidades que congregam empresas do setor alertam para a possibilidade de colapso no sistema, inclusive afirmando que o serviço corre risco de ser paralisado na próxima semana em diversas cidades.

Só em Americana – onde o serviço é explorado pela Sou Americana (Grupo Sancetur) – o movimento diário de passageiros despencou de 34 mil para 6 mil nos dias úteis. A reportagem do TODODIA apurou que circulam na cidade apenas 20 ônibus. Dos 280 funcionários que trabalham nos transporte escolar e urbano, só 40 são mantidos na escala alternada de trabalho.

A empresa espera da prefeitura uma ajuda para conseguir bancar as próprias despesas. A quarentena vai continuar, e as perspectivas são péssimas.

A Sou Americana anunciou os novos horários de circulação dos ônibus em 13 linhas urbanas, nos dias úteis.

A direção da empresa manteve viagens mais frequentes – com intervalos de 40 minutos a uma hora – nas linhas mais movimentadas do sistema, como a 114 (Mathiensen- Zanaga) e a 220 (Mário Covas- Praia Recanto).

Os menores intervalos são nos horários mais movimentados, como o começo e o fim do expediente de trabalho.

Em linhas de menor procura, como a 201, são mantidos apenas dois horários no trajeto Praia Azul-Parque Brasília (6h15 e 16h35). Na linha 212, só há três horários disponíveis para quem vai do Jardim da Paz à Praia Azul (6h15, 8h35 e 16h35).

A Prefeitura de Americana confirmou nesta sexta-feira que as linhas de ônibus 102, 105, 107, 114, 119, 200, 201, 207, 208, 212, 213, 220 e 224 estão operando em horários reduzidos.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, nos períodos de pico, foram adotados os horários normalmente praticados aos domingos, por conta da redução de circulação de pessoas em função da Covid-19. Já aos domingos, o serviço não estará disponível. De segunda a sábado, os horários vão permanecer com o funcionamento reduzido.

NEGOCIAÇÃO

A direção da Sou Americana – como a reportagem também apurou – planeja ainda negociar a suspensão das linhas do sistema aos domingos, quando apenas cerca de 600 usuários tomam o ônibus. Aos sábados (apenas dois mil usuários, dos 12 mil de antes), também podem acontecer mudanças.

A diretoria faz de tudo para não demitir. Mas não vai ter como quitar dívidas com fornecedores, custos de manutenção e encargos trabalhistas. Do outro lado, os trabalhadores também protestam contra a situação, denunciando que podem perder benefícios e salários (leia ao lado). A redução dos horários das linhas, adotada pela Sou Americana, é uma ação paliativa.

A NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana apresentarem um documento ao ministro da Economia, Paulo Guedes, reivindicando a criação de um programa do governo federal para manter as empresas funcionando neste momento crítico de combate à pandemia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também