A força motriz de qualquer empresa são as pessoas. Quando motivadas, elas produzem mais e melhor.
Essa ideia, no entanto, é bastante difundida há tempos. Para a empresa, não basta reconhecer essa verdade indiscutível, mas sim estabelecer ações práticas para elevar o clima organizacional da equipe, principalmente em tempos de crise.
O primeiro passo como gestor é ajudar a equipe a realizar mais. A maioria das pessoas deseja se destacar na qualidade e na quantidade do que fazem.
Ajude os colaboradores mostrando novas formas e técnicas para realização das tarefas.
Paralelamente a isso, aumente a responsabilidade da equipe, não o trabalho. Motivar é aplicar tarefas que tenham cada vez mais importância e que exijam mais conhecimentos, habilidades e desafios.
Na medida que a equipe realiza mais e tem mais responsabilidades, a remuneração variável aparece com um efeito motivador essencial, principalmente quando é paga como forma de reconhecimento por um bom desempenho.
O clima organizacional melhora quando os colaboradores ganham por metas progressivas realizadas, o que não quer dizer que se faz necessário eliminar o fixo e pagar comissão.
Ser sempre claro com a equipe também é fundamental, pois quando ela sabe exatamente o que se espera, todos se esforçam corretamente, se tornam mais produtivos e os resultados aparecem.
Evite avaliar as pessoas, mas sim o desempenho delas. Dê sempre o feedback para a equipe por meio de indicadores e gráficos que analisem e comparem seus desempenhos.
Aplicando estes passos simples, os resultados aparecerão. Reúna a equipe, informe as conquistas e comemore, seja com palmas, café da manhã, brindes ou até mesmo uma festa.
A ideia é fazer com que todos se sintam parte da conquista – o que, de fato, terão sido. Não há crise que resista a uma equipe motivada e focada em resultados.
Anderson Santos, consultor do Sebrae