Americana será a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com iluminação de LED em todas as vias públicas até o fim deste ano. A previsão é que, para 2023, a Prefeitura mais de R$ 20 milhões em modernidade pública, substituindo 12 mil pontos das vias com lâmpadas de LED, melhorando a luminosidade e gerando uma energia mais limpa e econômica.
O anúncio foi feito pelo prefeito Chico Sardelli, em evento realizado em abril. Ele estava acompanhado pelo vice-prefeito Odir Demarchi e pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), Adriano Alvarenga Camargo Neves.
“Um anúncio importante, muito esperado pela população de Americana. O investimento nessa tecnologia promoverá melhorias na segurança pública e economia do dinheiro público, deixando nossa cidade mais bonita, agradável e moderna, interferindo diretamente na qualidade de vida das famílias”, disse o prefeito Chico.
A primeira etapa de instalação da nova iluminação atende os bairros Jardim Nova Americana, Jardim Brieds, Vila Grassi, Jardim Recanto, Vila dos Galos, Vila Biasi, Vila Rasmussen, Vila Gallo, Vila Elvira, Vila Santa Catarina, Vila São Pedro, Jardim Marcia Cristina e Jardim São Pedro.
A segunda etapa contempla a substituição de 1.105 lâmpadas dos bairros Morada do Sol, Parque das Nações, Jardim Novo Horizonte, Jardim Guanabara e região. A previsão é que até dezembro deste ano, Americana esteja com 100% LED nas vias públicas.
Em 2021 e 2022, a Prefeitura de Americana investiu R$7,4 milhões na implantação de LED, completando 65% das ruas e avenidas com a nova tecnologia, totalizando cerca de 6.500 pontos instalados, neste processo licitatório.
A empresa SRE Engenharia e Construções LTDA foi a vencedora do processo licitatório para a execução das obras e serviços de substituição de tecnologias das luminárias, por meio de recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).