sexta-feira, 22 novembro 2024
ENTREVISTA

Em entrevista à Rede TodoDia, presidente da Câmara fala sobre os desafios do cargo e destaca os avanços conquistados pela cidade na atual gestão

Por
Redação

O presidente da Câmara Municipal de Americana,Thiago Brochi, nasceu em 30 de outubro de 1982, em Americana. É casado e pai de um filho. Em sua juventude, estudou nos colégios Castro Gonçalves e João XXIII, onde foi presidente do Grêmio Estudantil. Ainda muito jovem, trabalhou no escritório de contabilidade LEX como office boy e por quatro anos atuou no Grupo Silvio Santos. Formou-se em Gestão Pública em 2009.

Foi subsecretário da Unidade de Juventude da Secretaria de Esportes de Americana, coordenador do Transporte Social da Secretaria de Saúde, gerente das unidades básicas de saúde (UBSs) e também diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Americana.

Foi eleito vereador em 2016 com 1.167 votos e, em 2020, foi reeleito com 1.456 votos.

TODODIA: Como foram esses meses e quais são os desafios à frente da presidência da Câmara Municipal?

THIAGO BROCHI: Eu, quero agradecer a você, à TV TodoDia, por essa participação especial hoje. Americana está completando 148 anos, para mim é a realização de um sonho, estar aqui à frente do Legislativo. Quero mandar um abraço especial nesse aniversário para o Chico [Sardelli, prefeito de Americana], que tem conduzido a cidade muito bem. No momento, estar como presidente é um sonho. Estar aqui nesses 148 anos podendo transformar vidas, ajudando a cidade a avançar, trazer tecnologia… Claro, não existe cidade pronta, então todos os dias a gente está em reuniões, fazendo o melhor, tanto em São Paulo ou em Brasília, procurando parcerias para que a gente possa fazer com que Americana continue crescendo. Para mim é um prazer, uma honra imensa, algo inesquecível na minha vida, nesses 148 anos poder estar como presidente, ser cidadão de uma cidade tão maravilhosa e poder ajudá-la a caminhar e ser exemplo.

Presidente, o senhor falou um assunto bem importante, as parcerias. Quais foram as principais ações que o senhor conseguiu através dessas parcerias?

Olha, a gente não faz nada sozinho, a gente depende dos amigos. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, é um grande amigo, antes dele ser deputado já ajudava a cidade de Americana com palestras para a nossa Guarda Municipal. Contei que a nossa Guarda Municipal precisava trocar seu armamento, ele pediu para que eu enviasse um ofício e da melhor maneira ele ia ajudar a cidade de Americana. Com palavra, responsabilidade e profissionalismo, o secretário enviou essa verba para a nossa cidade, entregou as armas aqui para a Guarda Municipal, sendo mais de 120 armas, aposentando alguns [revólveres] 38. É inadmissível uma cidade do porte de Americana ainda ter 38 dentro da sua Guarda Municipal. Com os outros amigos, e um grande amigo meu é o deputado Alex de Madureira, já enviou mais de R$ 2 milhões aqui para a cidade. Talvez essa verba possa ser utilizada em obras de reforma da maternidade do Hospital Municipal, ou ainda aplicada em cirurgias eletivas, que há uma grande demanda da população. Fora isso, a natação também fez um pedido especial, de R$ 300 mil. Quero mandar um abraço especial para a Karine e o Dr. Sega. Através do pedido deles, nós temos uma natação que é uma potência, reconhecida em vários cantos do estado de São Paulo e até mesmo fora do Brasil. E continua dando exemplos para a cidade com tantos campeões. Inclusive o Murilo [Sartori], que é o nosso atleta de ouro, de prata, enfim, um grande exemplo. Fora isso, grandes verbas, o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas, uma parte da saúde. Graças a essas parcerias, a gente vem ajudando Americana a avançar e estou comemorando muito. Nós temos muito o que comemorar nesses 148 anos de Americana.

E quais são os desafios futuros para Americana? Também gostaria que o senhor destacasse algum projeto de lei de sua autoria, para o qual olha com bastante carinho.

Olha, o grande desafio é manter esse nível. E eu tenho absoluta certeza que o Chico vai fazer isso. Ele conseguiu, depois de alguns anos, revitalizar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em uma região importante, desafogando o Hospital Municipal. Também com a questão urbana do município, a malha viária, pavimentação, recapeamento em ruas importantes. Esses desafios, eu quero estar junto, ajudá-lo a governar a cidade, porque eu quero fazer parte dessa história. Agora um projeto que eu tenho tanto carinho é em relação aos postos de combustíveis. Eu acho uma tremenda sacanagem o que alguns donos de postos fazem aqui. Nós precisamos realmente trabalhar em cima disso para deixar a população ser beneficiada. Mais um projeto é uma lei que eu fiz há muito tempo, mas eu tenho um carinho especial, que é a lei de primeiros socorros. Hoje ela virou lei federal, a Lei Lucas, que deu início, infelizmente, pela morte de um garoto que morreu engasgado. O que diz a lei? Que todos os funcionários da rede municipal recebam um treinamento de primeiros socorros, porque a gente não é preparado, mas através desse treinamento, através dessa reciclagem, a gente pode salvar vidas.

Thiago, gostaria que o senhor deixasse um recado para a população de Americana.

Nós temos uma cidade maravilhosa, de uma beleza natural incrível, com pessoas que escolheram a nossa cidade para morar, pelos encantos, pela história, é a nossa Princesa Tecelã. Então, quero mandar um abraço especial. Podem confiar nos homens públicos que aqui estão, porque nós queremos, eu, o Chico, o Odir, fazer o melhor para a população americanense. Principalmente para aqueles que escolheram Americana. Nós temos uma Basílica linda, uma Avenida Brasil maravilhosa e um Parque Ecológico, enfim, uma cidade encantadora e mais, uma cidade acolhedora. Então, se você não conhece Americana, vem para cá que eu tenho absoluta certeza que você vai ser abençoado por uma cidade maravilhosa, você vai gostar muito, porque é uma cidade muito bonita, é uma cidade muito boa para morar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também