
Hortolândia deu mais um importante passo para se consolidar como município sustentável e inteligente. A Prefeitura concluiu neste ano a obra da usina de energia fotovoltaica sob a Ponte Estaiada.
A unidade é a última das 21 usinas implantadas na cidade. De acordo com a Secretaria de Obras, foram instaladas 1.568 placas solares que compõem a usina.
As 21 usinas integram o Programa de Eficiência Energética da Prefeitura. O lançamento do programa aconteceu com a presença do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em dezembro do ano passado.
O programa integra o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. Na cerimônia de lançamento do programa, Silveira destacou que as ações implementadas por Hortolândia no setor energético são um modelo a ser seguido em âmbito nacional e se tornou referência para o governo federal.
O programa contempla a instalação das 21 usinas, que juntas geram uma economia de R$ 4 milhões ao ano para Hortolândia. As usinas já em funcionamento foram instaladas em escolas da rede municipal de educação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios, dentre outros prédios públicos.
A energia gerada pelas usinas equivale a 80% do consumo dos 199 prédios públicos de Hortolândia. Uma das usinas fotovoltaicas em funcionamento é a do Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini. A usina do Paço é formada por 1.800 painéis solares.