
Hortolândia foi premiada em “Excelência Educacional” no Programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio foi entregue em março deste ano no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Zezé Gomes.
A iniciativa foi instituída no ano passado, em regime de parceria, em todas as 645 cidades do Estado, como forma de política pública do Governo de São Paulo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental (7 anos de idade). Ao todo, 100 municípios foram contemplados.
“Ao lado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e do secretário adjunto, Renato Mucillo, participamos desta linda premiação que passa pela construção de uma Hortolândia inteligente e sustentável na educação, que é uma das partes mais ‘sensíveis’ do nosso trabalho. A educação mexe com o coração de quem irá cuidar da nossa cidade no futuro, ou seja, nossas crianças, estudantes das escolas municipais. Este prêmio vai para os educadores, os profissionais da educação, responsáveis pelo trabalho incansável que, a cada dia, melhora os índices em nossa cidade”, comentou o prefeito.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras, na faixa que abrange o programa, até o final de 2026. Em Hortolândia, participaram do Programa Alfabetiza Juntos SP educadores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, totalizando 223, em 35 unidades de ensino com a participação de 5.492 crianças matriculadas.
Em 2023, a Secretaria da Educação do Governo de São Paulo implantou a Avaliação de Fluência Leitora, também parte do Programa Alfabetiza Juntos SP. A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.
A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
Hortolândia recebe prêmio Prefeitura Inovadora 2024 pelo projeto de Robótica Educacional
Hortolândia conquistou mais um importante reconhecimento pelas ações para se consolidar como município inteligente e sustentável. A cidade ganhou o prêmio Prefeitura Inovadora 2024 pelo projeto Robótica Educacional.
O prêmio foi concedido pela Rede Cidade Digital, iniciativa que atua em âmbito nacional, desde 2012, para fomentar o surgimento de governos digitais e mais eficientes e condições de desenvolvimento socioeconômico.
O projeto “Robótica Educacional: aprender, brincar e se conectar” foi lançado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em 2023. A cerimônia de lançamento teve palestra da dramaturga Maria Adelaide Amaral. Coordenado pelo Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, o projeto busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outras. O projeto beneficia 26 mil estudantes matriculados nas 60 unidades da rede municipal de ensino. São atendidos tanto os que estão na Educação Infantil quanto os do Ensino Fundamental I e II. As escolas participantes do projeto receberam novos notebooks.
Junto com o conteúdo teórico, o projeto utiliza kits da empresa Alpha Mecatrônica, que contêm peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens. Já no Ensino Infantil, entra em cena um pequeno robô, o ROB, que estimula a aprendizagem e a lógica de programação de maneira lúdica, incentivando também a criatividade das crianças.
Desde o início da implantação do projeto, profissionais da educação passaram por formações específicas para trabalhar os novos conteúdos e práticas em sala de aula. O projeto faz parte do Currículo Municipal Integra Saberes, que aborda, entre princípios educacionais, o conceito de Letramento Tecnológico, capacidade do indivíduo de ler e escrever em suportes digitais, desenvolvendo o aprendizado.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ele também atende a cinco das 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no que tange “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
O projeto de robótica também tem como objetivo fomentar o interesse dos alunos pela inovação e pela exploração do campo STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Através de atividades práticas e desafios estimulantes, as crianças e estudantes desenvolvem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, habilidades que são essenciais para prosperar em uma sociedade tecnológica em constante mudança.
Hortolândia ganha selo do MEC por avanços na educação para relações étnico-raciais
A rede municipal de ensino de Hortolândia está entre as 48 redes paulistas (47 municipais e 1 estadual) contempladas com o Selo “Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva” de Educação para as Relações Étnico-Raciais, concedido anualmente pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil).
Trata-se de um reconhecimento público feito pelo Governo Federal às secretarias de educação brasileiras que desenvolvem políticas, programas e ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Um dos objetivos da iniciativa é “promover a equidade racial na educação” e valorizar as redes públicas de ensino que “estão fazendo ações que promovem a equidade racial, educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola”, segundo o site do MEC. As redes selecionadas poderão inscrever até duas iniciativas e concorrer a um apoio financeiro de R$200.000,00 por projeto, garantindo a continuidade e o aprimoramento das ações propostas.