segunda-feira, 19 maio 2025
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Mulheres e jovens impulsionam melhor saldo de empregos da história em Hortolândia

Além disso, o mês de fevereiro marcou o maior número de admissões da série histórica: 3.073 contratações contra 2.520 demissões
Por
Por Redação
Município registra saldo positivo de 553 vagas formais de emprego em fevereiro. Foto: Divugação/Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia conquistou, em fevereiro deste ano, o melhor saldo de vagas de emprego da sua série histórica iniciada em 2020, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O município registrou um saldo positivo de 553 vagas formais no mês, impulsionado especialmente pela participação crescente de mulheres e jovens no mercado de trabalho.

Das vagas que compõem esse saldo, 430 foram ocupadas por mulheres, o equivalente a 78%, enquanto os homens preencheram 123 vagas (22%). Já os jovens entre 18 e 24 anos conquistaram 173 vagas, representando 31% do total. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Côrrea Pádua, os números reforçam a tendência de maior inserção desses grupos no cenário profissional.

“A presença feminina e dos jovens tem sido fundamental para o dinamismo do mercado de trabalho local. Esse resultado demonstra que Hortolândia está caminhando para uma economia mais inclusiva e promissora”, afirma o secretário.

Além disso, o mês de fevereiro marcou o maior número de admissões da série histórica: 3.073 contratações contra 2.520 demissões. O destaque ficou por conta do setor de serviços, que respondeu por 443 vagas do saldo — maior resultado já registrado para o segmento, que tradicionalmente tem saldo médio de cerca de 100 vagas neste período do ano.

As principais áreas que impulsionaram esse crescimento foram: manutenção de equipamentos, assistência social, fornecimento de alimentos corporativos, educação infantil, ensino, serviços de escritório, logística e publicidade.

O secretário destaca ainda que, se a tendência se mantiver, Hortolândia pode ultrapassar a marca de 5.000 novas vagas em 2025. “O saldo de fevereiro sinaliza uma recuperação consistente da economia local, com impacto direto na geração de renda e na qualidade de vida da população”, conclui.

Hortolândia tem o 2º melhor salário médio da RMC

Hortolândia tem o 2º melhor salário médio da RMC (Região Metropolitana de Campinas), de R$ 5.303,19. Os dados estão disponíveis na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2024, instrumento de coleta de dados do Governo Federal. Ainda segundo o levantamento, considerando a RMC, Hortolândia tem a 3ª maior massa salarial, na casa de R$ 290 milhões.

Os dados do Governo Federal ajudam ainda a traçar um perfil econômico da cidade, mostrando como estão alocados os 54.766 trabalhadores que aqui atuam: 39% trabalham no comércio, 36,40% nos serviços, 19,60% na indústria e 5% na construção civil. E é considerando o ranking do comércio que se verifica que Hortolândia lidera no percentual de trabalhadores neste ramo, 39%.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também