segunda-feira, 19 maio 2025
INCLUSÃO SOCIAL

Programa Cuidar já beneficiou mais de 4,4 mil mulheres em Hortolândia com atendimento integral e apoio à maternidade

Iniciativa da Prefeitura de Hortolândia oferece kits de cuidado materno-infantil, acompanhamento pré-natal e apoio social a gestantes e puérperas atendidas pelo SUS
Por
Redação
Mães aprovam iniciativa da Prefeitura de Hortolândia: acolhimento e suporte. Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Desde 2022, a Prefeitura de Hortolândia realiza um trabalho de cuidado e inclusão social por meio do Programa “Cuidar”, que já atendeu mais de 4,4 mil gestantes e puérperas do município. A iniciativa tem como foco o acolhimento integral de mulheres acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo suporte não apenas na saúde materno-infantil, mas também na educação, empregabilidade e desenvolvimento social das famílias.

O programa é voltado a gestantes a partir da 34ª semana de gravidez, residentes em Hortolândia e em acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nessa etapa da gestação, elas recebem um kit com diversos itens essenciais para o cuidado com o bebê e com a própria mãe. Entre os produtos entregues estão banheira, bolsa, lenços umedecidos, sabonete líquido, creme contra assaduras, roupas, termômetro e coletor de leite materno — este último como forma de incentivo à amamentação.

A ação é fruto do trabalho conjunto de quatro secretarias municipais: Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo vai além do cuidado com a gestante, buscando oferecer oportunidades de inclusão e informação para toda a família.
No último dia 24 de abril, mais 169 mães receberam os kits do programa.

Durante o evento, a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, destacou a importância da iniciativa. “Esse programa que hoje atende 169 mãezinhas já está na base de mais de 4 mil mães atendidas. Isso é muito importante, porque quando a gente fala das mães que são atendidas, pensa em mais de 4 mil crianças e na família dessa mãezinha que está sendo atendida pelo Governo e que passa a conhecer um pouquinho mais de tudo que é feito e que vocês têm direito de buscar.”

Ela também reforçou o compromisso com o acompanhamento contínuo das mães e bebês. “Queremos desejar que essa criança seja uma bênção na vida de cada um de vocês e que tenham esse cuidado, essa responsabilidade, assim como a gente pede que não faltem às consultas para o desenvolvimento desse bebê, que vocês continuem com esse cuidado na vacinação.”

Para as beneficiadas, o impacto é direto e significativo. Rafaela Freitas de Deus, de 20 anos, moradora do Jardim Rosolém e futura mãe de Elias, já sente os benefícios do programa. “Me ajuda bastante, bastante. Ainda mais eu que deixei pra fazer tudo em cima da hora. Ajuda na questão psicológica, porque, no momento da gravidez, a gente se sente sozinha. Nas reuniões, a gente vê que não é a única que está passando por várias experiências.”
O Programa Cuidar segue como referência de política pública voltada ao bem-estar da mulher e da criança em Hortolândia, unindo assistência, educação e inclusão em um só projeto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também