sábado, 24 maio 2025
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Nova Odessa bate recorde histórico no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

A cidade subiu 23 posições no ranking nacional e sete posições no ranking estadual com relação ao estudo anterior
Por
Redação
Nova Odessa está entre as 60 melhores cidades para se viver no Estado de São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

Nova Odessa é a 109ª cidade mais desenvolvida dentre os 5.550 municípios brasileiros, além da 59ª melhor cidade do Estado de São Paulo para se viver. É o que comprova a mais recente edição do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

A cidade subiu 23 posições no ranking nacional e sete posições no ranking estadual com relação ao estudo anterior. Além disso, Nova Odessa bateu recorde nesta edição de 2025, com índice geral 0,8306 – o mais alto dos últimos 10 anos. Desde 2021, o município ultrapassou a marca dos 0,8 e entrou para a elite das cidades brasileiras com “Desenvolvimento Alto”. Os resultados podem ser consultados em https://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/.

Pela metodologia adotada no estudo, resultados superiores a 0,8 ponto indicam “Desenvolvimento Alto”, e entre 0,6 e 0,8 ponto são considerados de “Desenvolvimento Moderado”. No caso de Nova Odessa, três indicadores tiveram notas acima de 0,8 – com destaque para “Emprego & Renda”, no qual a cidade registrou um índice 0,9682. O “Paraíso do Verde” obteve ainda índice 0,8194 em Educação e 0,7043 em Saúde.

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, celebrou o reconhecimento ao trabalho realizado na cidade nos últimos anos, que promoveram o aumento da qualidade de vida da população novaodessense. “Fizemos muito em pouco tempo, com grandes avanços na Saúde, na Educação, na Segurança Pública e na geração de emprego e renda. E esses avanços estão refletindo neste e em outros estudos e rankings em que Nova Odessa é destaque”, disse.

Criado em 2008 e atualizado neste ano com uma nova metodologia, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego e Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. “Através dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores”, apontou a Firjan em nota.

O ESTUDO

A análise mostra ainda que 99% dos municípios registraram avanço no índice geral entre 2013 e 2023. É o caso de Nova Odessa, cujo índice subiu de 0,8095 para 0,8306, o mais alto desde 2013. A pontuação média das cidades brasileiras, segundo o estudo, é de 0,6067 ponto, referente a um “Desenvolvimento Moderado” do país como um todo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também