sábado, 24 maio 2025
EDUCAÇÃO

Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa ganha ‘Selo Ouro’ do MEC

Município é destaque em alfabetização e fluência em leitura ao longo de 2024 nos critérios de avaliação do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”
Por
Redação
O prefeito Leitinho recebeu o “Selo Ouro” da Educação em solenidade em Brasília. Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

O prefeito de Nova Odessa Cláudio Schooder, o Leitinho, recebeu em Brasília (DF), em nome da Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa, o “Selo Ouro” do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por avanços recentes na área. Graças aos avanços em alfabetização e fluência em leitura ao longo de 2024, a cidade atingiu 95 pontos (de 100) nos critérios de avaliação do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação), sendo classificada na categoria “ouro”, a mais alta (para redes que atingem de 85 a 100 pontos).

Além disso, a Rede Municipal novaodessense atingiu em 2024 um índice de fluência em leitura de 6,3 – um crescimento expressivo em relação à “nota” anterior, que era de 4,8 no final de 2023, fechando o ano com 80,4% de leitores iniciantes fluentes. Para comparação, no início de 2024, esse percentual era de 56,6%.
Esses índices são avaliados, em regime de colaboração pelo Estado, através do Programa Alfabetiza Juntos SP. Essas avaliações de fluência leitora são aplicadas durante o processo educativo de todos os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental 1 – Anos Iniciais, ou seja, alunos de 7 anos da Rede Municipal.

O Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” foi instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. O objetivo da iniciativa é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o prefeito Leitinho, esse excelente resultado é fruto de avanços em três áreas: os investimentos da Prefeitura em novas tecnologias educacionais e em novos materiais, a dedicação e capacidade ímpares dos professores e equipes de apoio das escolas da Rede e o esforço dos próprios alunos, motivados por esta melhoria geral ao longo dos últimos anos, desde o final da pandemia de Covid-19.

“Desde 2021, estamos investindo pesado na capacitação da nossa Rede Municipal, adotando lousas digitais conectadas à internet, tablets, aplicativo de aulas e tarefas online, aulas de Robótica, sistema de apostilas e kits de material escolar de qualidade. Em 2023 e 2024, entregamos pela primeira vez na história de Nova Odessa uniforme escolar gratuito para nossos 5,3 mil alunos. E nunca deixamos de apoiar e reconhecer nossos educadores. Tudo isso reflete agora nesse reconhecimento do MEC”, comentou o prefeito.

A Prefeitura de Nova Odessa mantém 26 unidades na Rede Municipal de Educação, que atendem atualmente a cerca de 5,3 mil alunos com idades de zero a 10 anos – mais os jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). São 13 unidades de Creche, Berçário e Pré-Escola e 12 de Pré-Escola e Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano).

Educação Municipal é premiada por resultados na alfabetização na idade certa

Seis escolas da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Odessa foram premiadas em março deste ano no Prêmio Excelência Educacional, parte do Programa Alfabetiza Juntos SP, por se destacarem na alfabetização de crianças na idade certa. Juntas, as seis escolas municipais premiadas vão receber cerca de R$ 150 mil para investir ainda mais em programas de alfabetização e leitura na idade certa.

São elas as EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Almerinda Delega Delben, Professora Alvina Maria Adamson, Professora Augustina Adamson Paiva, Dante Gazzetta, Vereador Osvaldo Luiz da Silva e Prefeito Simão Welsh – metade das unidades da Rede Municipal que mantém turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.

O secretário municipal de Educação, Assis das Neves Grillo, representou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, na cerimônia, no Memorial da América Latina. Segundo o secretário, caberá agora às próprias comunidades escolares decidir como aplicar os recursos.

Parte do Programa Alfabetiza Juntos SP, a premiação é concedida às Redes de Ensino Municipais que atingiram as metas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) e avançaram no resultado da Avaliação da Fluência Leitora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também