Capelas do Cemitério dos Americanos, Carmo e Sapezeiro ganham status de bens culturais
As três capelas rurais existentes em território barbarense – Cemitério dos Americanos, Nossa Senhora do Carmo (Usina Cillos) e Santo Antônio do Sapezeiro – passaram a ser classificadas como bens culturais materiais, de acordo com os decretos que estabeleceram a política de tombamento material e imaterial de interesse cultural, histórico, arquitetônico e afetivo das edificações de cunho religioso.
Com isso, qualquer tipo de intervenção nas capelas, a partir de agora, somente poderá ser realizada com autorização prévia do município e do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.
As capelas rurais, conforme especificação do decreto, constituem-se em um conjunto de bens culturais materiais fundamental para a trajetória social, cultural e histórica do município. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, o tombamento das capelas é mais um importante passo na salvaguarda da memória barbarense, porque é um ato que legitima a relevância dos patrimônios que narram, por meio de suas edificações, o desenvolvimento social e cultural da cidade.