Quinta, 27 Janeiro 2022

Plano de Ocupação busca novos usos para a Usina

Aniversário de Santa Bárbara d’OesteCULTURA & LAZER

Plano de Ocupação busca novos usos para a Usina

Proposta visa resgatar a memória, a identidade e o valor que o espaço tem para as gerações futuras 

Usina é palco de diversos espetáculos, como o ‘Verdades Tropicais’, encenado no mês de agosto (Fotos: Diretoria de Comunicação Governamental)
No campo da Cultura e Entretenimento, a grande novidade anunciada pela Prefeitura para 2022 é o Plano de Ocupação da Usina Santa Bárbara, com o objetivo de buscar investimentos e alternativas para a restauração deste complexo industrial, proporcionando novos usos.

O anúncio do projeto, que ainda terá maior detalhamento, foi feito pelo prefeito Rafael Piovezan, no dia 19 do mês passado, juntamente com a divulgação da agenda que marca a retomada das atividades culturais e turísticas do município.

O pátio da Usina Santa Bárbara é palco de importantes festivais, festas tradicionais e eventos turísticos, tornando-a conhecida e admirada. S.Bárbara! Rock Fest, Feira das Nações, Encontro de Veículos Antigos, Encontro de Orquestras de Violas, Rock na Causa, Feijoada Dona Beleza e Festival Energia são exemplos de grandes eventos que já reuniram milhares de pessoas no local.

Diversas atividades podem ser realizadas nesses espaços, onde a criatividade é a principal máquina. A proposta, de acordo com a prefeitura, visa resgatar a memória, o conhecimento, sua identidade e o valor que isso tem para as gerações futuras. Proteger essas raízes e a conexão com o passado significa respeito pelas tradições culturais e históricas dos cidadãos barbarenses. Para isso, é necessário proteger esse patrimônio tão importante, garantir seu melhor estado de conservação e ressignificar sua utilização.

O projeto pleiteia a requalificação arquitetônica e estrutural do espaço para tornar acessíveis os galpões da Usina Santa Bárbara e assim expandir a área de uso, transformando-a em uma importante fonte de turismo, tanto para o setor de negócios como para o de eventos.

Teatro, centro de convenções e até mesmo uma escola são opções de equipamentos que podem ser adaptados nos barracões por meio da modalidade de outorga de concessão onerosa de direito real de uso de área comercial, mediante melhor oferta, regida pela Lei Federal nº 8.666/93, com regulamentação por lei municipal.

Para 2022, caso a melhora no cenário pós-pandemia se confirme, voltarão a ser realizados em diversos pontos de Santa Bárbara d'Oeste eventos já tradicionais como: S.Bárbara! Rock Fest, Feira das Nações, Espetáculo Via Crucis, Festival Gastronômico, Festa da Linguiça e Virada Cultural de Santa Bárbara d'Oeste , entre outros, além das novidades, como Semana do Artesão, Festival de Música, Festival das Orquídeas, Festival Tradições, Festival Literário, Encontro de Bandas e Festival Palco Aberto. 

Sem restrições, calendário esportivo envolve oito mil atletas
Com a flexibilização para a realização de eventos, a partir de janeiro de 2022 será retomada a temporada completa de competições esportivas amadoras na cidade, com a previsão da participação de mais de oito mil atletas, desde crianças até os veteranos, porém sem limite de idade, segundo a Secretaria Municipal de Esportes.

O calendário de competições esportivas e de lazer de 2022, divulgado pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, prevê competições em diversas modalidades como: vôlei, futebol, futebol, futsal, truco, bocha, vôlei de praia, futevôlei, entre outras, além dos festivais da garotada e dos Jogos Regionais e Abertos do Interior.

A competição que abre a temporada é o Torneio de Férias de Futsal (categorias sub-08 a sub-16 masculino), que será realizado de 6 a 26 de janeiro de 2022, seguido do Torneio de Férias de Voleibol (Adulto Masculino e Feminino), no período de 28 de janeiro a 12 de fevereiro. Os torneios de futebol varzeano em suas várias divisões terão início a partir do mês de março.

De acordo com a secretaria de Esportes, o calendário consolidado era muito aguardado por equipes e esportistas amadores. Os atletas vinculados às equipes mantidas pela Prefeitura terão como foco as competições realizadas pelo Estado de São Paulo, como os Jogos Regionais e Abertos do Interior, que também retornam em 2022.


Calendário também marca retorno do público (Foto: Divulgação)
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/