Domingo, 25 Julho 2021

Arquivo Público de SP participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos

EspeciaisMEMÓRIA

Arquivo Público de SP participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos

 Evento, que acontece entre os dias 7 e 11 de junho, terá onze eventos on-line relacionados ao tema "Empoderando Arquivos"

O tema deste ano é “Empoderando Arquivos”, definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) (foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre 7 e 11 de junho, com onze eventos on-line. O tema deste ano é "Empoderando Arquivos", definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Ele estará presente em debates sobre os desafios dos arquivos na transição de documentos do papel para o digital, o direito ao acesso à informação, a proteção de dados pessoais, entre outros.

A 5ª Semana é organizada pelo Arquivo Nacional e acontece simultaneamente em diversas instituições arquivísticas de todo o Brasil, para comemorar o Dia Internacional de Arquivos, em 9 de junho. Veja a programação completa do APESP na página de eventos: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos.

Para abrir a 5ª Semana Nacional de Arquivos o APESP realiza, no dia 7, das 10 às 12 horas, a live O Programa SP Sem Papel e a transformação digital na Administração Paulista: Desafios e Perspectivas, realizando um balanço crítico do processo de transformação digital na administração paulista a partir da implantação do SP Sem Papel com o apoio da política de gestão documental.

Das 14 às 16 horas acontecerá a live Avaliação da massa documental acumulada: desafios e possibilidades, com objetivo de diagnosticar os desafios propostos pela avaliação da massa documental acumulada nos arquivos e apresentar as ações do Arquivo Público do Estado de São Paulo no enfrentamento a esse problema. As duas atividades são voltadas para o público técnico e serão transmitidas pelo YouTube do Arquivo Público.

O 23º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação acontecerá nos dias 8 e 9. O tradicional evento tem como objetivo promover a implementação de políticas municipais de gestão documental, preservação e acesso à informação. No dia 8, terça-feira, das 10 às 12h30, serão abordados os temas A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Aspectos da regulamentação municipal, com Júlio Rogerio Almeida de Souza, Procurador do Estado; e Preservação de documentos da pandemia, com Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

No dia 9, quarta-feira, no mesmo horário, o 23º Encontro Paulista segue com o Secretário Municipal de Educação de São Paulo e ex-coordenador do APESP, Fernando Padula Novaes, abordando o tema A importância dos instrumentos de gestão documental para a eficiência administrativa; seguido pelo lançamento do Modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para o Poder Executivo Municipal (Atividades-meio e Atividades-fim), apresentado por Ieda Pimenta Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do SAESP/APESP, Alexandre Bianchi, diretor do Centro de Gestão Documental e Júlio Couto Filho, executivo público do CAM/APESP.

Quem quiser conhecer os setores e trabalhos realizados pelo Arquivo está convidado a participar da Visita Monitorada Virtual ao APESP. Serão duas turmas, cada uma com 50 vagas. A primeira visita será realizada no dia 8 das 10 às 12 horas e outra no dia 10, das 15 às 17 horas. As visitas realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa oferecem ao cidadão a oportunidade de conhecer as instalações especialmente projetadas para ser Arquivo, o rico e variado acervo do Arquivo do Estado, assim como os serviço e atividades realizados pelos diferentes setores da instituição como forma de promover o conhecimento e valorização do APESP pela população.

Ainda no dia 8, das 15 às 17 horas, acontece a live #ArquivoNossoDeCadaDia 2021: Tudo isso é arquivo pessoal? Na qual os coordenadores da campanha realizada pelo Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa conversam com alguns autores dos depoimentos gravados para a campanha, realizada para sensibilizar a população sobre a importância de organizar e preservar seus acervos pessoais e familiares, com dicas de especialistas. Voltada para o público geral, será transmitida pelo Youtube do APESP.

No dia 9, das 14h30 às 16h30, acontece a live O Arquivo Público do Estado de São Paulo e os órgãos de controle externo: parcerias que deram certo. Na qual será feito um balanço crítico dos termos de cooperação técnica firmados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo com o Ministério Público Estadual e com o Tribunal de Contas do Estado, visando promover a implementação de políticas de gestão documental e acesso à informação no âmbito da Administração Estadual e das Administrações Municipais.

Na parte da tarde, das 15 às 17 horas, em parceria com o Arquivo Nacional, se realizará a live Os Arquivos Públicos e a governança de dados governamentais, para promover a reflexão sobre o papel dos Arquivos Públicos na governança dos dados produzidos e coletados por órgãos e entidades públicas no exercício de suas funções e atividades institucionais, bem como o seu alinhamento à política de gestão de documentos. Neide De Sordi, diretora-geral do Arquivo Nacional e Thiago Nicodemo, coordenador do APESP, abrirão o evento que será transmitido pelos canais do Youtube das duas instituições.

Encerrando a semana, no dia 11, das 10 às 12 horas acontece o evento 30 anos da Lei de Arquivos e políticas arquivísticas. Com a presença da professora Ana Maria Camargo, será apresentado um balanço sobre a importância da Lei nº 8.159/1991 na promoção de políticas públicas de arquivo e o relato das contribuições do APESP no processo de revisão da Lei, a partir das propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Arquivos, em 2011.

Das 16 às 18 horas será feito o lançamento da exposição virtual Saúde Pública em São Paulo: uma viagem pelo acervo do Arquivo Público do Estado. Ela valoriza documentos, instituições e fontes de pesquisa sobre as atividades do poder público na promoção da saúde dos paulistas desde o período colonial até a Nova República.

A programação completa dos eventos realizados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo na 5ª Semana Nacional de Arquivos, com todos os participantes, apoiadores e locais de transmissão podem ser acessados na página Eventos, no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/