sábado, 17 janeiro 2026
GUIA DE PROFISSÕES

Até 2027, quase um quarto das ocupações em todo o mundo sofrerá transformações profundas; saiba como vencer no mercado do futuro

Projeções do Fórum Econômico Mundial apontam para a eliminação de cerca de 83 milhões de posições consideradas obsoletas
Por
Nathalia Tetzner

O mercado de trabalho que nos espera hoje já não é o mesmo de ontem. Enquanto a tecnologia apaga funções que antes pareciam eternas, ela também abre portas para carreiras que sequer tinham nome há cinco anos atrás. 

Hoje, o sucesso profissional não depende apenas do que você sabe, mas da sua capacidade de se reinventar. Apresentamos uma jornada pelo futuro das profissões: o que fica, o que muda e o que está nascendo.

Estimativas atuais
Segundo o Fórum Econômico Mundial, 23% dos empregos globais devem passar por mudanças significativas até 2027, com a criação de mais de 69 milhões de novas vagas e a eliminação de cerca de 83 milhões de posições consideradas obsoletas.

No Brasil, os impactos já são visíveis: um levantamento feito pela GupyInsights indica que a busca por profissionais com conhecimento em inteligência artificial cresceu 306% entre empresas brasileiras, mostrando que dominar tecnologias emergentes se tornou essencial.

Motivos para se adaptar
Para entendermos o cenário atual, conversamos com o Otávio Lima, especialista de recrutamento na Robert Half, uma agência de consultoria da região de Campinas.

“Temos algumas com tendência de crescimento nesses últimos meses. Principalmente quando falamos de posições mais voltadas à tecnologia, muito por conta de projetos voltados ao TI. Além disso, hoje, temos posições muito fortes voltadas à áreas de finanças. Um tema que movimenta muito o mercado é justamente a questão da Reforma Tributária, algo que traz preocupação às empresas e, por isso, a necessidade de profissionais especializados no assunto”, afirma Lima.

O conhecimento em planilhas e dados faz a diferença. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A substituição
O especialista acrescentou que as funções manuais estão em queda, por isso, é necessário se adaptar.

“Cada vez mais, profissões que exigem funções manuais estão caindo, porque as empresas, hoje, buscam dentro das áreas trazer algum tipo de automação. Como aquele ditado de ‘fazer mais com menos’, trazendo um impacto positivo em relação ao tempo. Assim, as profissões que são mais processuais, estão perdendo o foco. Mas, caso o profissional queira recuperar o reconhecimento no mercado, o ideal é que ele busque novas habilidades. Principalmente voltadas à frente da tecnologia, trabalhando bem com dados e planilhas”, diz Otávio Lima.

Profissões em alta
A agência Robert Half divulga um Guia Salarial anualmente. Para a edição de 2026, 500 gestores de contratação e 1.000 trabalhadores foram escutados pela pesquisa. 

Segundo os números, as competências que garantem salários acima da média são: aplicações de IA generativa, conhecimento de Reforma Tributária, análise financeira e de negócios, e Idiomas.

“O ideal é que o profissional já tenha uma base ou estudo relacionado à área que ele quer atuar. Junto disso, vem o conhecimento mais voltado à parte de tecnologia. Então, o profissional, hoje, tem que pelo menos saber como trabalhar com planilhas e dados. Por exemplo, ter conhecimento sobre a plataforma Power BI já é um grande diferencial. Já o idioma é muito necessário para a parte de empresas multinacionais. Além disso, a comunicação é essencial. O profissional que tem uma boa oratória se destaca, sendo capaz de se comunicar dentro da área e fora dela”, reforça Otávio Lima.

Os avanços tecnológicos exigem cada vez mais adaptações dos profissionais. Foto: TV TODODIA

Diante dos avanços, algumas das profissões que se destacam neste ano são: cientista de dados, especialista em Inteligência Artificial, marketing digital e psicólogo.

Saúde mental
É interessante notar que a necessidade do mercado por mais terapeutas se trata de uma consequência direta do manuseio intensivo dos dispositivos tecnológicos.

Segundo uma pesquisa de 2024 da Universidade Federal de Minas Gerais, o uso excessivo de telas está ligado a uma piora da saúde mental de seus usuários, independentemente da idade.

Por isso, Otávio Lima reforçou que os jovens devem buscar carreiras que dialoguem com os seus gostos pessoais.

“Depende muito do que a pessoa gosta de fazer. Mas, quando olhamos para as áreas que estão mais aquecidas, voltamos a comentar sobre a área de tecnologia, finanças e, até mesmo, comercial. Então, quando falamos sobre habilidades, a oratória é, hoje, um dos diferenciais que um candidato pode ter. É difícil encontrar uma boa comunicação entre os jovens”, comenta Lima.

Cargos em risco
De acordo com as estimativas do Fórum Econômico Mundial, os cargos que correm risco de desaparecer até o ano de 2050 são, de forma geral, atendentes, operadores e contadores.

Para aqueles que se enquadram nessas definições, a saída é a especialização. O especialista compartilhou as necessidades do mercado.

“A gente passa por um momento em que as empresas não têm mais os profissionais na mão. É o contrário. Hoje, os profissionais especializados têm uma vantagem em relação ao mercado, que está muito aquecido. Então, abordamos profissionais para vagas cada vez mais especializadas. É por isso que, hoje, esse tipo de profissional tem a vantagem de escolher, muitas vezes, a empresa em que ele quer atuar. Assim, a empresa que possui um bom profissional, busca aumentar o salário do mesmo para tentar a retenção de talento”, justifica Otávio Lima.

História de transformações
A equipe da TV TODODIA procurou o Desenvolve Santa Bárbara d’Oeste para entender  as necessidades das nossas cidades.

A Patrícia Isabel Benhame, chefe do setor de empregos, explicou a situação atual da procura de vagas e como o setor têxtil, que costumava comandar a região, decaiu com o passar do tempo.

“Antigamente, era o têxtil. Hoje em dia, na região de Santa Bárbara d’Oeste é mais comercial. Então, temos bastante vagas para atacado e indústria na região. São setores que estão precisando de mão-de-obra”, afirma Benhame.

Dicas valiosas
Mas afinal, como preparar um currículo e encontrar vagas? A Patrícia Isabel Benhame compartilhou as principais indicações.

“Primeiramente, é necessário ter uma boa comunicação e currículos sem erros ortográficos, sempre atualizado conforme as novas legislações. Além de estar disposto a trabalhar.

Otávio Lima, da Robert Half, também destacou os principais critérios para um bom currículo.

“Na minha visão como recrutador, acredito que a falta de informação nos currículos é algo negativo, porque, muitas vezes, precisamos de algumas especialidades e, às vezes, o profissional até tem o conhecimento, mas acaba não colocando no currículo. Então, se o profissional realmente tem aquela experiência, é necessário descrever no currículo, falar com o que realmente trabalhou, a experiência e os sistemas. Isso obviamente entra como um diferencial, principalmente para as grandes empresas”, diz Lima.

Vagas podem ser encontradas no Desenvolve Santa Bárbara. Foto:  TV TODODIA

O primeiro emprego
Para os jovens em busca da inserção no mercado, o peso recai sobre os estudos.

“Primeiro, é necessário terminar os estudos, algo que é essencial hoje em dia. O essencial é terminar o ensino médio e buscar saber qual habilidade se encaixa mais com o seu perfil. Para depois, passar a empreender e a trabalhar com a área que faz sentido para você”, destaca Patrícia Isabel Benhame.

Assistência
Os interessados em candidaturas, podem procurar o Desenvolve Santa Bárbara, localizado na Rua do Ósmio, número 975, no Villa Multimall, e aberto de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas da manhã e as 16 horas.

A unidade também atende pelo telefone (19) 3499-1000. A Robert Half também aceita currículos para o seu banco pessoal de vagas, basta acessar o site.

Exigências
Entre o risco da substituição e o brilho das novas oportunidades, uma certeza permanece: o fator humano continua sendo o diferencial que nenhuma máquina consegue copiar. 

Adaptar-se não é mais uma escolha, é a nova regra do jogo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também