O HES (Hospital Estadual de Sumaré) Dr. Leandro Franceschini ganhou nova ala pediátrica, com dez novas vagas de enfermaria, reforçando atendimentos cirúrgicos eletivos e de urgência, bem como o suporte à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica. O Governo Estadual investiu R$ 3,1 milhões na ampliação do atendimento infantil, que atende a RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O governador em exercício Felicio Ramuth (PSD) e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, visitaram o hospital em maio para ver a nova ala.
“Ao longo de quatro meses, houve um longo esforço para retomar os atendimentos em saúde represados pela pandemia. Agora, é bom ver vidas sendo salvas nos novos leitos deste hospital”, disse Ramuth.
Acompanharam o governador em exercício o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), o prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro (Republicanos), além do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) e autoridades locais.
Durante a visita, as autoridades estiveram no quarto da paciente Helena Paz, de 1 ano, acompanhada pela mãe, Franciele Alves. Helena passou por um procedimento de correção de hérnia diafragmática e estava sendo atendida em um dos novos leitos.
RANKING
Além da ampliação para 20 leitos clínicos, o HES possui seis UTIs pediátricas, 12 leitos de UTI neonatal e dez vagas semi-intensivas de atendimento neonatal. A estimativa é que a ala cirúrgica da unidade amplie a capacidade para até 500 procedimentos pediátricos anuais.
Administrado pela Unicamp, o Hospital Estadual de Sumaré é referência para urgência clínica, cirúrgica (adulta e pediátrica), ortopédica, neurocirúrgica, obstetrícia de alto risco e neonatologia. A unidade também faz procedimentos cirúrgicos eletivos.
Em 2022, a unidade de Sumaré foi eleita o melhor hospital público do Brasil, segundo ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.