Com o sonho de comportar em terras brasileiras imigrantes que lidassem com a terra, o estadista paulista Carlos Botelho, em sua gestão como secretário de Agricultura do Estado, teve a iniciativa de, em 1904, planejar uma cidade totalmente nova.
Com o nome de “Fazenda do Pombal”, Nova Odessa foi criada oficialmente em 24 de maio de 1905, pelo Decreto nº 1.286.
Começou como um núcleo habitacional, que passou a receber inicialmente imigrantes russos, que vinham da cidade de Odessa, e depois, para o apoio no cultivo e na formação e desenvolvimento da cidade, passou a receber os imigrantes letos e italianos.
Apesar de os russos serem os primeiros a chegar aqui, os imigrantes letos foram o que formaram a maioria no município. Os primeiros letos haviam chegado ao Brasil em 1890 e eram considerados bons agricultores.
A cidade começou a se desenvolver bem quando, em 1929, a estação ferroviária de Nova Odessa foi inaugurada, e o grande fluxo de novos moradores foi fazendo com que o núcleo não parasse de crescer, transformando-o em distrito da cidade de Americana, em 1938.
No início da década de 1950, devido ao seu crescimento e incremento extraordinário com a instalação de várias indústrias, além da divisão de fazendas em pequenas propriedades rurais, a grande massa imigratória trouxe reconhecimento de um bom contribuinte dos cofres nacional, estadual e municipal.
Devido ao seu desenvolvimento e progresso, em 1958 a Assembleia Legislativa Estadual elevou Nova Odessa à categoria de município, e desde o dia 1º de janeiro de 1960, se torna oficialmente uma das mais produtivas cidades do interior paulista.
Conhecida como “Paraíso do Verde”, por sua variedade em vegetações e cuidado com o meio ambiente, a cidade se desenvolve cada vez mais.
Considerada um dos maiores polos de desenvolvimento do Interior do Estado de São Paulo, Nova Odessa agrega a tranquilidade de uma cidade pequena ao dinamismo de um grande polo de desenvolvimento. A cidade hoje conta com população estimada de mais de 62 mil habitantes e área territorial de 73,788 km².