domingo, 8 setembro 2024
156 ANOS / SAÚDE

Novo Hospital Municipal vai ampliar atendimento de urgência e emergência

Unidade será implantada na região central da cidade e é viabilizada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado
Por
Redação
Foto: Divulgação

Sumaré vive um momento de expectativa e otimismo com o início das obras de construção do novo Hospital Municipal. O prefeito Luiz Dalben acompanhou os detalhes do projeto da obra, que será implantada na região central da cidade, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, ampliando os atendimentos em saúde de urgência e emergência da cidade.

A construção do hospital promete revolucionar a saúde pública na região, oferecendo uma infraestrutura de qualidade e equipamentos de última geração para atender as demandas crescentes da população. A expectativa é de que o novo hospital se torne uma referência em atendimento e qualidade de serviço, beneficiando não só os moradores de Sumaré, mas também de cidades vizinhas.

Serão quatro centros cirúrgicos, ala para cirurgias de pequeno porte, UTI adulto e pediátrica, ala feminina, masculina e infantojuvenil, berçário, além de exames de tomografia, laboratório de análises clínicas, raio-x e ultrassonografia.

Além disso, a obra do hospital também vai ampliar a geração de empregos e movimentação econômica para a região, contribuindo para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida da população. O início das obras representa um passo importante rumo à concretização de um sonho antigo da comunidade, que agora começa a se tornar realidade.

Sumaré já conta com um Hospital Estadual (HES), que é referência em qualidade e segurança no atendimento, tendo conquistado o primeiro lugar dentre os Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2022, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde.

“Graças a Deus, em primeiro lugar, e uma união de esforços entre a nossa gestão, o Deputado Dalben e o Governo do Estado, vamos conseguir realizar mais este grande sonho para a nossa cidade: a construção do Hospital Municipal! Um projeto que temos trabalhado há muito tempo, fazendo os planejamentos financeiro e estrutural. Depois de colocar as contas de Sumaré em ordem e de realizar muitos outros sonhos, como novos viadutos e pontes, asfalto novo em toda a cidade, novas unidades de saúde e novas escolas, agora temos essa boa notícia do hospital para a população”, comemorou o prefeito Luiz Dalben.

O Município conta também com três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) descentralizadas (duas ampliadas e uma construída na gestão do prefeito Luiz Dalben, além de outras duas em fase de licitação), Ambulatório de Especialidades Médicas com o recém-inaugurado Centro Cirúrgico de Cataratas, 23 unidades básicas de saúde, centros de referências psicossocial adulto, infantil e álcool e drogas, além de unidades especializadas como a BEM (Base de Excelência da Mulher), Centro de Longevidade (idosos), dois Centros da Criança, Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a Base de Excelência do Homem.

Sumaré terá unidade da Policlínica Regional

Sumaré receberá uma unidade da Policlínica Regional, especializada no apoio diagnóstico e terapêutico de serviços de média complexidade. A unidade é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do programa Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e terá capacidade para atender cerca de 450 mil pacientes. O investimento é de R$ 30 milhões.

A unidade terá cerca de 3.000 mil m² de construção e será instalada na Estrada Municipal Mineko Ito, próximo ao condomínio Real Park. Contará com atendimento médico e ambulatorial em diversas especialidades, entre elas Anestesiologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Gastroenterologia, Mastologista, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Diagnóstico, Ultrassonografia e Urologia.

Entre os exames, estão biopsias de mama e tireoide, colonoscopia, doppler venoso, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia, mamografia, mapa e holter, nasolaringoscopia, raio-x, ressonância magnética, retossigmoidoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, uretrocistocopia e vasectomia.

O atendimento será feito por meio de agendamento prévio, realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). Os pacientes deverão passar primeiramente pelas Unidades Básicas de Saúde e terem o encaminhamento para os serviços.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também