segunda-feira, 25 novembro 2024
SAÚDE

Paulínia avança no atendimento à população

Prefeitura conseguiu zerar fila de espera para exames de mamografia e consultas e procedimentos em cirurgia vascular
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paulínia tem investido na realização de mutirões na área da Saúde com o objetivo de oferecer consultas e exames com mais agilidade à população. Em julho do ano passado, o município já havia zerado a fila de espera para pacientes que procuram por exames de mamografia.

Este ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura zerou a fila de consultas e procedimentos em cirurgia vascular e realizou, ainda, o mutirão de consultas oftalmológicas, atendendo 1.700 pacientes.

Mamografia
O secretário de Saúde, Alexandre Brandt, destacou que o município disponibiliza, em média, 550 exames de mamografia por mês. “Atualmente os exames são agendados em até 15 dias na rotina e em até uma semana para pessoas de maior risco”, afirmou o secretário.

Segundo ele, os exames são solicitados a partir das consultas de rotinas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Após o resultado, as pacientes são orientadas e, se necessário, são encaminhadas para realização de outros exames complementares, como ultrassom, biópsia ou cirurgia no Ambulatório de Oncologia”, concluiu o secretário.

No mês do Outubro Rosa, a Prefeitura realizou 575 mamografias, numa média de 25 exames por dia. Os atendimentos são realizados no Serviço de Radiologia do Hospital Municipal, de segunda a sexta-feira, mediante encaminhamento médico realizado pela Rede Municipal.

Foto: Divulgação

Cirurgia Vascular
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 546 pacientes foram atendidos no mutirão de consultas e procedimentos em cirurgia vascular, realizado entre os meses de agosto e setembro do ano passado. Ao todo, 1.330 exames e 569 procedimentos foram realizados.
A ação foi inédita no município e todos os pacientes foram atendidos mediante encaminhamento da Rede Municipal de Saúde.

Mutirão de Oftalmologia
Em setembro, foi realizado o mutirão para atendimentos de consultas especializadas em oftalmologia. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram atendidos 1.700 pacientes.

As consultas foram feitas em uma Unidade Móvel adaptada, com equipamentos específicos, além da presença de médicos oftalmologistas e demais profissionais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também