
A Prefeitura de Paulínia realizou no último dia 2 de fevereiro a maior renovação de armas da história da Guarda Civil Municipal (GCM), com a entrega de 230 pistolas calibre 9mm Glock, permitindo que cada agente de segurança tenha uma arma exclusiva para uso. A aquisição de novas armas integra o Programa Paulínia Mais Segura, lançado em agosto de 2022.
O evento de entrega contou com a presença do prefeito de Paulínia, Du Cazellato, que reforçou seu compromisso com a segurança pública paulinense. “Com investimentos em equipamentos, cursos e tecnologias e ações, agimos para proteger cada vez mais nossa cidade”, destacou.
“O arsenal existente possuía mais de 20 anos de uso. Agora usamos o mesmo equipamento das Polícias Federal e Civil, além de aumentar o poder de fogo, trocando o calibre .380 pelo calibre 9mm”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Maick Lucizano.
Além das pistolas, a GCM recebeu nos últimos seis meses oito fuzis 556, oito carabinas 9mm e quatro carabinas semiautomáticas .40.
A cerimônia de entrega das armas ocorreu no Centro de Operações Integradas (COI) e contou com a presença do vice-prefeito, Sargento Camargo, vereadores, dos delegados de Polícia Civil, Roney de Carvalho e Ricardo Zinn, de secretários municipais, do presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Maurício Pereira dos Santos, e de guardas civis.
Investimentos em Segurança reduzem índices de criminalidade na cidade
Os investimentos em segurança pública já estão dando resultados para Paulínia. Prova disso são os dados divulgados pela Guarda Civil Municipal, que mostram quedas nos furtos e roubos e apontam:
- Redução em 17% dos furtos no comparativo de 2023 com 2022
- Redução em 41% dos roubos no comparativo de 2023 com 2022
“Nosso objetivo é tornar Paulínia a cidade mais segura da região e vamos investir para que isso aconteça o mais breve possível”, destacou o prefeito, Du Cazellato.
Entre as principais ações realizadas nos últimos 12 meses, é possível destacar: - Inauguração do Centro de Operações Integradas (COI) que monitora parques, praças, portais, estradas vicinais e as principais vias através de mais de 150 câmeras e está interligado aos sistemas Cortex do Ministério da Justiça e Centry, da Região Metropolitana;
- Compra de 230 Pistolas Calibre 9mm Glock, oito fuzis 556, oito carabinas 9mm e quatro carabinas semiautomáticas .40;
- Entrega de 6 viaturas para Guarda Patrimonial;
- Realização dos Programas Escola + Segura e Natal + Seguro;
- Ações educativas nas escolas e eventos culturais;
- Operações com as Polícias Civil e Militar;
- Treinamento com guardas civis da região e de outros estados;
- Início das obras de ampliação do Centro de Formação;
- Monitoramento de todos os prédios públicos por meio do Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMI);
- 45 novas viaturas para Guarda Civil em 2022;
- Aplicativo Comércio Seguro que permite aos comerciantes cadastrados, acionarem a Guarda Civil via dois toques no celular.