
A Prefeitura de Paulínia também tem avançado, nos últimos anos, na área da Assistência Social. Projetos importantes como o Benefício Assistencial a Mulheres Vítimas de Violência, a Bolsa Cuidador e a inauguração de novos centros de referência da assistência social (CRAS) são prova de que a Administração Municipal tem trabalhado para implantar políticas públicas voltadas para essa área.
Em um ano, o prefeito de Paulínia, Du Cazellato, inaugurou dois novos CRAS, sendo um no bairro Jardim Planalto e outro no João Aranha. O município também conta com uma unidade instalada no bairro Morro Alto.
A unidade de proteção básica funciona como porta de entrada da Assistência Social e atende famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
O Programa Bolsa Cuidador, implantado em março de 2023, tem por objetivo incentivar a convivência familiar, evitando a institucionalização da pessoa que necessita de cuidado e a valorização do cuidador.
Atualmente, o Programa conta com 198 beneficiários. Além do benefício, o Programa também oferece curso de capacitação.
O Benefício Assistencial a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica foi instituído em Paulínia pela Lei Municipal nº 4.393, de 2023. O objetivo da Administração é oferecer apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou nas relações íntimas de afeto com risco de morte. Atualmente, nove mulheres recebem o benefício, no valor de R$ 1.300,00.